Pular para o conteúdo
Geral

Suprema corte da Itália começa julgamento decisivo para Berlusconi

A corte suprema da Itália começou a debater, nesta terça-feira, um último recurso de Silvio Berlusconi contra sentença de prisão e proibição de ocupar cargos públicos por crime de fraude fiscal, em um caso que pode ameaçar a sobrevivência de um governo de coalizão instável. Se cinco juízes do tribunal decidirem contra o ex-primeiro-ministro, na […]
Arquivo -

A corte suprema da Itália começou a debater, nesta terça-feira, um último recurso de Silvio Berlusconi contra sentença de prisão e proibição de ocupar cargos públicos por crime de fraude fiscal, em um caso que pode ameaçar a sobrevivência de um governo de coalizão instável.

Se cinco juízes do tribunal decidirem contra o ex-primeiro-ministro, na primeira condenação definitiva em dezenas de processos judiciais contra Berlusconi, seria o fim de duas décadas em que o ex-premiê dominou a política italiana através do seu poder na mídia e habilidade política.

Tal decisão também poderia mergulhar em crise o governo formado por uma coalizão desconfortável entre os rivais Partido Democrático (PD), de centro-esquerda e do premiê Enrico Letta, e o Partido Povo da Liberdade (PDL), de centro-direita, que tem Berlusconi como líder, além de renovar a incerteza sobre a terceira maior economia da zona terceiro euro, com potencial de contaminar todo o bloco.

O principal advogado de Berlusconi, Franco Coppi, disse a jornalistas que é muito improvável que o tribunal chegue a uma decisão nesta terça-feira, devido a outros casos que os juízes precisam debater. Especialistas dizem que um veredicto pode demorar até quinta-feira.

Coppi também disse que a defesa não pedirá que o caso seja adiado até setembro, embora os juízes possam decidir fazer isso por conta própria.

Políticos moderados pediram ao tribunal que adiasse a decisão para o bem da estabilidade política, devido às consequências incertas caso Berlusconi seja condenado.

Os juízes da Corte Suprema de Cassação estão debatendo um recurso final apresentado pelo magnata da mídia, de 76 anos, contra uma sentença de prisão de quatro anos, comutada para um ano sob anistia, e uma proibição de ocupar cargos públicos por cinco anos, proferida por tribunais inferiores devido à compra fraudulenta de direitos de transmissão por sua empresa de mídia Mediaset. Três outras pessoas também foram condenados no caso.

Se for definitivamente condenado, Berlusconi não deverá ir para a prisão por conta de sua idade, mas teria que fazer serviço comunitário ou cumprir pena de prisão domiciliar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão