Diante das reclamações de boa parte dos jogadores brasileiros com relação ao calendário de jogos no país, a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, por intermédio do ex-atacante Romário, hoje deputado federal pelo PSB-RJ, vai organizar um debate no dia 21 de outubro sobre possíveis melhorias no esporte. Desta forma, representantes da CBF, da TV Globo e do Ministério de Trabalho poderão discutir com os atletas do Bom Senso FC sobre o que pode ser feito.

De acordo com os organizadores do evento na Câmara dos Deputados, o calendário de jogos será a pauta principal, mas o Bom Senso FC, organização formado por jogadores dos principais clubes brasileiros, também levantará outras questões, como: férias, período de pré-temporada, fair play financeiro, garantias trabalhistas e participação dos atletas nos conselhos técnicos das entidades de administração desportiva que regem a atividade.

Na última segunda-feira, a comissão de atletas apresentou um dossiê ao presidente da CBF, José Maria Marín, sobre o assunto, mas a entidade ainda não se pronunciou. O deputado Romário, que já passou pelos gramados, acredita que a Câmara dos Deputados é o lugar ideal para uma discussão democrática, já que até os torcedores poderão acompanhar os debates e conhecer as posições das partes envolvidas.

“O ambiente propício para esta troca de ideias, que visa melhorar o esporte mais amado pelo brasileiro, é a Câmara dos Deputados. Mas não só por isso, temos que lembrar que o calendário proposto fere leis trabalhistas”, destacou o ex-atacante Romário, que atua em prol de melhores condições para a classe de jogadores do futebol brasileiro.

Para a reunião do dia 21 de outubro foram convidados o Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio; o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Torcedores, Toninho Nascimento; o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Alfredo Sampaio; e a Consultora Jurídica do Ministério do Trabalho e Emprego, Cacilda Lanuza da Rocha Duque.

Entre os atletas do Bom Senso FC, a organização do evento pretende convocar Alexandre Pato e Paulo André, ambos do Corinthians, Zé Roberto, do Grêmio, Alex, do Coritiba, Rogério Ceni, do São Paulo, e Diego Cavalieri, do Fluminense.