O papa Francisco chega ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (22) com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis.

Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

O papa chega ao País em um momento histórico, após uma onda de protestos que começou a sacudir o país em junho e na semana passada voltou a assustar as autoridades envolvidas com a segurança do papa e os preparativos da Jornada.

Com expectativa de receber mais de 5 milhões de fiéis do mundo inteiro, a Jornada Mundial da Juventude pode se tornar símbolo da nova direção que o papa quer imprimir à igreja para reagir à perda de fiéis.

Neste domingo (200, véspera do desembarque do pontífice no Brasil, a Folha de São Paulo, por meio do Datafolha, divulgou que 57% da população segue a religião católica – patamar mais baixo da história do País. Essa parcela atingia 64% dos brasileiros em 2007 e 75% em 1994.

A pesquisa mostra que esses fiéis que pouco vão às missas, contribuem menos com a igreja financeiramente que os evangélicos e são mais liberais, demonstrando maior tolerância em relação a temas como o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, alvos da condenação do Vaticano.