O pianista e compositor argentino Martín Palmeri apresentará ao papa Francisco sua obra “Misa a Buenos Aires (MisaTango)”durante o Festival Internacional de Música e Arte Sacra que será realizado em diferentes basílicas papais de Roma entre os dias 29 de outubro e 10 de novembro.

O festival acontece todos os anos e desta vez está dedicado ao sumo pontífice, que estará presente na abertura quando Palmeri interpretará sua obra junto com o Coral da Catedral de Colônia (Alemanha).

“A figura do papa Francisco na Argentina é muito importante e sua escolha foi um fato histórico. Estou de acordo com muitas de suas atitudes e para mim é um grande orgulho tocar esta música no piano diante dele”, explicou Palmeri à Agência Efe.

A “MisaTango”, composta por Palmeri, está em latim e atualmente é interpretada em países da Europa e da América do Sul.

“A obra respeita o texto das missas tradicionais, o que fiz foi trabalhar o coro com elementos do tango característicos de Buenos Aires e o produto final é uma composição sinfônico-coral com três bandoneones (espécie de sanfona), cordas e piano”, explicou o músico argentino.

Durante o festival, os melhores coros do mundo participarão de uma semana de concertos, na qual se destacará também a presença da Orquestra do Teatro de Ópera de Roma e da Filarmônica de Viena.

O evento é organizado pela Fundação Pró Música e Arte Sacra, que se dedica à promoção da música sacra e à restauração da arte religiosa.