Pular para o conteúdo
Geral

Governador incentiva Assembleia a abrir CPI e vice avalia que não há fato determinado

O governador André Puccinelli (PMDB) incentivou, nesta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa a abrir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investir o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) avaliou que não há fato determinante e alertou sobre o risco de a comissão “virar em nada”. […]
Arquivo -

O governador André Puccinelli (PMDB) incentivou, nesta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa a abrir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investir o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) avaliou que não há fato determinante e alertou sobre o risco de a comissão “virar em nada”.

“A Assembleia tem autonomia que este Executivo lhes deu e acho importante a iniciativa, se acharem que a audiência pública resolve, concordo, se acharem que CPI resolve, concordo”, disse Puccinelli, após ser questionado sobre a proposta de alguns deputados de apurar os motivos da falta de leitos em hospitais e das filas nos postos de saúde por meio de Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Toda investigação tem que ser esclarecida pra que se inocentem os inocentes e para que se culpem e punam a quem merece”, completou o governador, durante o lançamento do livro Vozes das Artes Plásticas, na manhã de hoje, no Parque dos Poderes.

Doutoranda em direito constitucional, Simone ponderou que não há fato determinano e sugeriu a instalação de uma comissão especial. “Pela Constituição, CPI tem que apurar fato específico e determinado”, explicou.

Segundo o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), o fato determinano é a morte de pessoas a espera de leitos em hospitais. Além disso, ele destaca que hoje o principal reclame da população é o setor da saúde.

“A minha preocupação é isso alastrar e virar em nada”, alertou Simone. “Muitas CPIs no Brasil são enterradas por advogados justamente porque não se cumpriu o que fala a Constituição que é apurar fato específico e determinado, consequentemente, você põe por terra tudo o que queria investigar”, completou.

Neste sentido, Simone é a favor de uma comissão especial. “O intuito não é a solução, se o intuito é a solução, sou a favor de uma comissão especial, ela tem esse poder de percorrer, fazer relatório, falar em nome da Assembleia e, com base nesta comissão especial, instala-se CPIs se necessário. Essa seria minha sugestão”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão