Pular para o conteúdo
Geral

Fundação de Cultura apresenta projeto de educação patrimonial em Simpósio Nacional

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul participa entre os dias 22 e 26 de julho do XXVII Simpósio Nacional de História, que acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural apresentará as bases do projeto de educação patrimonial de Mato Grosso do […]
Arquivo -

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul participa entre os dias 22 e 26 de julho do XXVII Simpósio Nacional de História, que acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural apresentará as bases do projeto de educação patrimonial de Mato Grosso do Sul: “Educar para Proteger”.

Desenvolvido pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desde 2009, o projeto Educar para Proteger busca através de ações permanentes sensibilizar e conscientizar a população sobre seu papel direto na preservação do patrimônio cultural e na efetivação de seus projetos culturais.

O Educar para Proteger realiza ações educativas, culturais e palestras em , Terenos, , Miranda e Dois Irmãos do Buriti. As atividades pedagógicas são realizadas pelas escolas participantes.

“O projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

A temática do simpósio é “Conhecimento Histórico e Diálogo Social” escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente, da academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade. Todo o evento está sendo pensado no sentido de favorecer reflexões, propostas e tomadas de decisões que evidenciem ações na formação dos profissionais de História para suas atuações nos vários espaços do meio da pesquisa e do ensino.

Serão realizadas oito conferências, nove diálogos contemporâneos (mesas-redondas sobre temas candentes e atuais para a categoria), 141 simpósios temáticos e 70 minicursos. Esta programação tem o objetivo de apresentar para a comunidade científica as últimas pesquisas sobre a história e a historiografia, resultantes das investigações desenvolvidas no Brasil e no exterior.

Todas as propostas de atividades são analisadas e selecionadas pela Comissão Científica. Também vale destacar a apresentação de trabalhos de acadêmicos de História com banners e comunicações orais e projetos diferenciados de professores que utilizam técnicas inovadoras no ensino da História.

O simpósio é promovido pela Anpuh – Associação Nacional de História, entidade que atua desde 1961 no âmbito acadêmico dos profissionais de história e que atualmente congrega professores dos ensinos fundamental, médio e universitário, além de profissionais que trabalham em arquivos públicos e privados e em entidades que agenciam o patrimônio cultural em todo o país.

Informações complementares podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura, pelos telefones 3316-9155, 3316-9164 ou pelo e-mail [email protected]

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura dourados

TCE-MS suspende licitação de R$ 58,8 milhões para iluminação pública de Dourados

Presidente lamenta destruição de área verde após incêndio na Associação Nipo

Trump envia navios de guerra para Venezuela por promessa de combate às drogas

Júri é cancelado e estudante de Medicina que matou corredora atropelada deve voltar para Goiás

Notícias mais lidas agora

Juiz atende Consórcio Guaicurus e manda município reajustar tarifa técnica para R$ 7,79

adriane pp

Em Brasília, Adriane Lopes participa da filiação de Eduardo Riedel ao PP: ‘Fortalecendo’

Justiça marca audiência para ouvir despachante foragido e ex-servidor do Detran-MS por fraudes

‘Fracasso’: diz canadense que é sucesso no OnlyFans sobre quem tem emprego formal

Últimas Notícias

Polícia

Homem é encontrado morto e polícia investiga possível latrocínio em Ponta Porã

Segundo testemunhas, o idoso estava desaparecido desde domingo (17)

Mundo

Coreia do Norte critica exercícios militares entre Coreia do Sul e EUA e promete ampliar poder nuclear

Exercícios militares mobiliza ao menos 21 mil sodados, sendo 18 mil sul-coreanos

MidiaMAIS

Projeto ‘Mixi Pé na Estrada’ leva espetáculo de circo gratuito ao interior de MS

Projeto coloca o pé na estrada e vai a cidades do interior do estado no mês das crianças

Esportes

Torcida do Santos invade CT Rei Pelé dois dias após goleada histórica no Brasileirão

Time ficou perto da zona de rebaixamento do brasileirão após a goleada