O corpo do soldado Geraldo Barbosa Luiz, 21 anos, que foi encontrado morto no Haiti, na última sexta-feira (1º), pode chegar ao Brasil na próxima sexta-feira (8). De acordo com o CMO (Comando Militar do Oeste), o prazo para o translado é de uma semana, mas ainda pode sofrer alteração. O soldado que fazia parte da missão de paz da ONU  (Organização das Nações Unidas)no Haiti foi encontrado morto com um tiro de fuzil na cabeça.

Ainda conforme o CMO, a polícia da ONU já liberou o corpo do soldado no Haiti. O corpo está seguindo para Santo Domingo (República Dominicana), onde será embalsamado e voltará para o Haiti. De lá, deve seguir para Miami (Estados Unidos), onde será embarcado para o Brasil em um voo comercial. Conforme o CMO, este é o procedimento padrão, mas o Ministério da Defesa irá tentar acelerar o processo, para que uma aeronave militar possa trazer o corpo diretamente do Haiti, sem que seja necessário ser encaminhado para os Estados Unidos. 

Na data da morte, o Ministério da Defesa emitiu uma nota oficial afirmando que o soldado havia atirado contra a própria cabeça. Segundo o CMO, o caso é investigado pela ONU e pelo Exército e ainda não há informações se o soldado sofria de depressão.

O soldado Geraldo fazia parte do Efetivo Profissional do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), localizado em Ponta Porã desde 2011 e pelo tempo de ingresso no Exército, era considerado um soldado experiente. A morte aconteceu nas dependências do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 18º Contingente Brasileiro (BRABAT 18).