Mapa negociará um manual de procedimentos para certificação de produtos exportados aos russos

Para discutir questões como a certificação sanitária para as carnes de suínos e de aves, representantes brasileiros e russos participam da 2ª Reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia, que ocorre no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Durante o encontro, também serão tratadas questões de ordem sanitária e fitossanitária.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, dará início à reunião tratando de acordos como as exigências fitossanitárias e garantias da qualidade e segurança do trigo importado da Rússia. Ainda está na pauta o protocolo para as vendas de soja em grãos e farelo de soja do Brasil para a Rússia.

Na segunda-feira, técnicos dos dois países discutem termos de ordem sanitária. O Ministério da Agricultura negociará um manual de procedimentos para certificação de produtos exportados à Rússia e certificados sanitários internacionais para as carnes de suínos e de aves e também para rações. Além disso, haverá debate a respeito de questões veterinárias, como a elaboração e uso de vacinas, entre outros assuntos.

Na terça, os países se reúnem para tratar de cooperações bilaterais em áreas como pesquisa científica, tecnológica e educativa. Participam deste encontro a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ambas vinculadas ao Mapa.

A reunião começa às 9 horas de segunda-feira (18), na sala de reuniões do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), do edifício-sede do Ministério.