O Programa Jovens Talentos para a Ciência, financiado pelo governo federal por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece bolsas no valor de R$ 400,00 com duração de 12 meses, para estimular alunos do primeiro ano a participarem de pesquisas científicas orientadas por seus professores e se prepararem para ingressar no Programa de Iniciação Científica.

Neste ano, 180 estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados () se inscreveram para o programa, e fizeram uma prova de seleção em nível nacional. Desses 180 candidatos, 33 foram aprovados para o programa.

A Coordenadoria de Pesquisa, da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (COPq/PROPP) comemora o resultado, já que em 2012 foram 14 aprovados. Isso significa que em 2013, mais que dobrou o número de estudantes contemplados com essa bolsa.

Incentivo à formação de pesquisadores

O Programa Jovens Talentos para a Ciência não é o único programa que incentiva os estudantes dos cursos de graduação a participar de pesquisas científicas. Ao longo da faculdade, os estudantes podem se candidatar a participar do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas) e, PIVIC (Programa Voluntário de Iniciação Científica), financiados pelo governo federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das universidades. Além desses, há os programas voltados à formação geral e docente, dentre eles, o (Programa de Educação Tutorial), PROLICEN (Programa de Bolsas de Licenciatura) e PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência). Em todos, oferecem-se bolsas de R$ 400,00 por mês para os estudantes envolvidos.