Pular para o conteúdo
Geral

Alemanha diz que coleção de arte roubada por nazistas inclui obras de Picasso

Uma valiosa coleção de arte roubada por nazistas e encontrada em um apartamento de Munique inclui obras que datam do século 16 até o período moderno, incluindo artistas como Canaletto, Courbet, Picasso, Chagall e Toulouse-Lautrec, disseram autoridades alemãs nesta terça-feira. Autoridades alfandegárias descobriram aproximadamente 1,4 mil obras de arte durante buscas realizadas n...
Arquivo -

Uma valiosa coleção de arte roubada por nazistas e encontrada em um apartamento de Munique inclui obras que datam do século 16 até o período moderno, incluindo artistas como Canaletto, Courbet, Picasso, Chagall e Toulouse-Lautrec, disseram autoridades alemãs nesta terça-feira.

Autoridades alfandegárias descobriram aproximadamente 1,4 mil obras de arte durante buscas realizadas num apartamento no ano passado, informou o funcionário do gabinete de investigações alfandegárias Siegfried Kloeble.

Ele disse que reportagens publicadas na imprensa dizendo que as autoridades esconderam a descoberta por dois anos passaram longe do período de tempo correto, e que não houve nenhum atraso indevido.

“Quando vasculhamos o apartamento encontramos várias pinturas”, disse Kloeble em uma coletiva de imprensa. “As pinturas no recinto foram armazenadas profissionalmente em condições muito boas.”

Um grupo judaico acusou a Alemanha de cumplicidade moral com a ocultação de pinturas roubadas após o surgimento das primeiras reportagens que revelarem a descoberta da enorme coleção de arte.

O caso representa um campo minado legal e moral para as autoridades. O regime nazista saqueava sistematicamente milhares de obras de arte de museus e indivíduos por toda Europa. Muitas obras continua desaparecidas, e museus de todo o mundo conduzem investigações sobre a origem de trabalhos que recebem para exposições.

A Alemanha tem recebido críticas de que o processo de restituição é muito complicado e não tem o financiado necessário.

Reinhard Nemetz, membro do Ministério Público em Augsburg, disse não haver planos para publicar na Internet uma lista dos trabalhos encontrados.

Em vez disso, ele disse que as autoridades estão abertas a receber pessoas que suspeitem que a coleção contenha alguma obra pertencente por direito a seus ancestrais.

Meike Hoffman, especialista em obras de arte rotuladas pelos nazistas como não alemãs e “degeneradas” e retiradas da exibição pública em museus estatais, disse que as obras são de “extraordinária qualidade estética” e alto valor científico.

“Quando você fica diante de obras há muito consideradas perdidas, desaparecidas ou destruídas, e as vê novamente em relativas boas condições –com alguma poeira mas não danificadas– é uma sensação incrível de felicidade”, disse.

“Elas tem um valor artístico incrível. Muitas das obras não eram sequer conhecidas até agora”, acrescentou ela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Campo Grande registra inverno com frio abaixo da média

CPMI convida ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do INSS

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

Cinco bairros de Sidrolândia receberão obras de asfalto, drenagem e sinalização viária. (PMS, Divulgação)

Sidrolândia licita obras de asfalto e drenagem em cinco bairros

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Jovem que morreu afogado no rio Verde era natural da Bahia e trabalhava em empresa florestal de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Família procura por jovem desaparecido no sábado em Campo Grande

Leonardo Henrique da Silva Torres foi visto pela última vez na madrugada de sexta-feira para sábado, em um bar na região central

Brasil

BNDES lança Floresta Viva 2, que prevê R$ 100 mi para restauração e preservação de biomas

O programa terá aporte inicial de R$ 100 milhões não reembolsáveis do Fundo Socioambiental do BNDES

Mundo

Vamos estabelecer em Washington DC pena de morte para assassinos, diz Trump

Trump afirmou que outras cidades poderão escolher entre adotar ou não a mesma medida

Brasil

Anvisa publica novas regras para manipulação de canetas emagrecedoras

Canetas contém medicamentos injetáveis à base de agonistas do GLP-1, como os que compõem o Ozempic, o Saxenda e o Mounjaro.