O hormônio masculino testosterona, encontrado em baixa quantidade nas mulheres, é relacionado à agressividade e ao comportamento arriscado. Mas, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Bonn, nos Estados Unidos, também pode aumentar a honestidade. Os dados são da publicação Plos One.

Para chegar a essa conclusão, Armin Falk e sua equipe recrutaram 91 homens saudáveis para uma experiência, sendo que 46 deles receberam testosterona em um gel para aplicar na pele e, o restante, um gel sem o item. No dia seguinte, exames comprovaram que as taxas do hormônio estavam realmente mais elevadas no primeiro grupo.

Em cabines separadas, todos realizaram um jogo simples de dados, em que maiores pontuações levavam a mais dinheiro como recompensa. Os participantes com níveis mais altos de testosterona mentiram menos durante o teste. “Esse resultado contradiz claramente a abordagem unidimensional de que testosterona resulta em comportamento antissocial”, disse Falk. O cientista acrescentou que é provável que o hormônio aumente o orgulho e a necessidade de desenvolver uma autoimagem positiva.