Pular para o conteúdo
Geral

Técnicos do Senai são capacitados em ecoauditoria para setor moveleiro

Agora, eles estão aptos a realizar análises em empresas do segmento moveleiro de Mato Grosso do Sul
Arquivo -

Agora, eles estão aptos a realizar análises em empresas do segmento moveleiro de Mato Grosso do Sul

Os técnicos Pedro César de Paiva e Willy Catani Romeiro, ambos da gerência de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, foram capacitados em ecoauditoria e análise do ciclo de vida (LCA) por meio da aplicação das ferramentas Everdee e Tespi (softwares). A qualificação, que faz parte da 2ª etapa do treinamento de transferência de tecnologia entre Brasil e Itália, foi realizada no início deste mês na cidade de Linhares, no Espírito Santo, e reuniu técnicos do Senai de outros cinco Estados.

Segundo Pedro de Paiva, o intuito da capacitação foi ensinar aos técnicos como fazer análises em empresas do segmento moveleiro. “A análise do ciclo de vida trata-se de um exame do impacto no meio ambiente desde a retirada da matéria-prima, transporte e também no processo produtivo. Vale destacar que são avaliados vários impactos, como a emissão de gases na atmosfera, o consumo de energia, a geração de resíduos, a geração de esgoto e o consumo de água”, detalhou.

Ele explica que a ferramenta Everdee faz o levantamento das informações e a Tespi, com os dados obtidos pela primeira, faz o cruzamento dos subsídios para verificar qual parte do processo precisa ser adaptada para gerar menos impacto. “A ecoauditoria aliada com a aplicação do LCA de um produto nas indústrias do Mato Grosso do Sul buscará inserir um novo conceito baseado completamente na sustentabilidade”, reforçou.

Já Willy Catani acrescenta que o principal objetivo do treinamento foi entender a filosofia da metodologia do LCA, visando à aplicação das ferramentas nas empresas do segmento moveleiro de Mato Grosso do Sul e a necessidade das empresas se adaptarem às normas técnicas relativas aos parâmetros de segurança, qualidade e emissão de formaldeído.

Treinamento

O treinamento foi ministrado pelo especialista Paolo Masoni, presidente do ENEA (Agência Nacional Italiana de Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Sustentável), e por uma especialista responsável técnica pelo laboratório de LCA e de Ecodesign do Enea. Os dois são responsáveis por todas as análises e pesquisas realizadas para o desenvolvimento das ferramentas da LCA e pela aplicação dos softwares nos diversos segmentos industriais da Itália.

Para os técnicos, as indústrias e o próprio Mato Grosso do Sul adiantam-se no fator readequação das empresas quanto à sustentabilidade frente ao mercado, comparado aos demais Estados devido à seleção que receberam durante o treinamento em ecoauditoria e na aplicação da metodologia LCA. “Diante deste cenário, as indústrias terão a oportunidade de se integrarem quanto aos aspectos ambientais e de planejamento estratégico de novos negócios e terá como opção, trabalhando aliado ao Senai, de tratar as questões ambientais, após adquirirem total conhecimento do processo produtivo e do produto”, informou Pedro de Paiva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira