Pular para o conteúdo
Geral

Sindicato denuncia falta de condições de trabalho e atendimento na Santa Casa

O Sindicato de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul (SIEMS), informa que encaminhará denúncia na próxima segunda-feira (19) ao Ministério Público Estadual e Federal sobre a falta de condições de trabalho e atendimento aos pacientes da Santa Casa de Campo Grande. Conforme o secretário geral do SIEMS, que também é membro do Conselho […]
Arquivo -

O Sindicato de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul (SIEMS), informa que encaminhará denúncia na próxima segunda-feira (19) ao Ministério Público Estadual e Federal sobre a falta de condições de trabalho e atendimento aos pacientes da Santa Casa de .

Conforme o secretário geral do SIEMS, que também é membro do Conselho Local de Saúde do Hospital, Lázaro Santana, as denúncias não são novas, mas a situação se agravou e estão embasadas em imagens (vídeos) da situação “improvisada a que são submetidos pacientes e profissionais em Enfermarias de Cuidados Intensivos (ECI’s)”.

“Desde outubro do ano passado temos cobrado da administração uma solução para o problema. Na realidade já havíamos denunciado essas péssimas condições de trabalho e assistência, falta de estrutura e superlotação. Em 2010 já foram veiculadas em mídia nacional imagens de pacientes de alta complexidade sem respiradores, ambusados manualmente pelos profissionais. Agora o problema é que criaram essas alas chamadas ECI’s, que recebem pacientes que foram realocados dos CTI’s, sem as condições estruturais adequadas e sem o contingente de pessoal necessário. Ou seja, pacientes de alta complexidade com respiração artificial, em coma, não dispõe do número de técnicos e enfermeiros necessários para suas condições de saúde. Chegamos a enfrentar plantões nas alas 1º B e 1º C com dois técnicos e um enfermeiro para atender 45 pacientes que necessitavam de cuidados especiais”, destacou Lázaro, acrescentando o pedido para seja revisto o critério de transferência destes pacientes para as ECI’s.

O sindicalista ressalta que nesta quarta-feira as denúncias foram apresentadas durante uma reunião na Santa Casa com a presença do diretor presidente Issam Moussa, a secretária estadual de Saúde Beatriz Dobashi, diretores administrativos e técnicos do hospital, gerência de enfermagem, Conselho Local e o SIEMS.

A presidente do SIEMS, Helena Delgado, ressaltou que foram encaminhados ofícios fazendo essas e outras denúncias à diretoria da Santa Casa e ao Conselho Local de Enfermagem, sem nenhuma resposta.

“Denunciamos várias vezes na imprensa alertando sobre o risco de prejuízo a saúde dos pacientes tendo em vista a sobrecarga de trabalho, péssimas condições estruturais e laborais da equipe de enfermagem. Estamos tomando a atitude drástica de oferecer denúncia ao MPE e MPF porque nada mudou, pelo contrário. As condições estão cada vez pior. Fizemos um levantamento e de seis meses pra cá, 116 trabalhadores de enfermagem pediram demissão, sem a reposição destas vagas. A taxa de absenteísmo cresce. Os profissionais ficam sobrecarregados, estressados e acabam sem condições de trabalho. Também nos preocupamos com os pacientes que estão sob o risco de uma estrutura improvisada e uma assistência deficitária”, ponderou Helena.

Em junho deste ano o SIEMS organizou um manifesto na Santa Casa para cobrar melhores condições de trabalho.

“Trabalhamos de preto para chamar atenção da sociedade sobre o problema. Porque quando acontece uma falha no atendimento em saúde os pacientes culpam a equipe de enfermagem, mas não sabem da realidade precária que enfrentamos diariamente no maior hospital do Estado”, desabafou a enfermeira A. F. que não quis se identificar com medo de represarias da instituição.

Justificativa

Durante a reunião, a diretoria da Santa Casa se justificou quanto ao déficit de pessoal devido a “falta de profissionais no mercado” e não admitiu problemas no atendimento nas ECI’s.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Últimas Notícias

Trânsito

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Idoso morreu após 35 dias de internação em Campo Grande

Polícia

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

A investigação apontou que donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes da facção

Cotidiano

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Uma garoa tímida caiu sobre alguns bairros de Campo Grande, como o Centro, Jardim Caiçara e o Jardim Seminário

Trânsito

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

A vítima ficou presa às ferragens