Pular para o conteúdo
Geral

Setor leiteiro entrega lista com 96 reivindicações ao governo federal

Uma lista com 96 reivindicações do setor leiteiro foi entregue hoje (8), durante a Conferência Nacional do Leite, aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Há, no documento apresentado, propostas das mais diversas áreas de influência no setor: questões sanitárias, comerciais e de infraestrutura; incentivo a cursos de capacitaç...
Arquivo -

Uma lista com 96 reivindicações do setor leiteiro foi entregue hoje (8), durante a Conferência Nacional do Leite, aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Há, no documento apresentado, propostas das mais diversas áreas de influência no setor: questões sanitárias, comerciais e de infraestrutura; incentivo a cursos de capacitação, assistências técnicas e pesquisas; facilidades de crédito; além de propostas legislativas e tributárias.

Parte das propostas elaboradas pelo setor leiteiro visam à proteção do mercado lácteo brasileiro  de produtos argentinos, uruguaios, europeus e neozelandeses e ações compensatórias devido a custos ambientais.

Entre as propostas apresentadas está a sugestão de retirar das embalagens de leite o aviso de que o produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de 1 ano de idade e de revisar a lei do descanso dos caminhoneiros, de forma a diferenciar, nela, o transporte de produtos lácteos, por serem perecíveis.

Ainda no campo de logística, os produtores pedem uma política de incentivo ao uso de transportes ferroviários e hidroviários e a subvenção ao frete para os insumos que compõem a ração concentrada.

O documento pede também a revisão e ampliação das políticas de apoio à comercialização, aquisição de alimentos e alimentação escolar e recursos financeiros para ajudar os municípios a escoar produção, melhorar o abastecimento, além de facilitar o acesso à energia elétrica e à internet banda larga.

Os produtores de leite e derivados cobram do governo o uso dos créditos do Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) no custeio e investimento em programas de capacitação de produtores e na modernização do parque industrial e pedem também a criação de um fundo setorial específico, a renegociação de dívidas e a isenção das taxas cartoriais aplicadas aos agricultores familiares.

Com 1,3 milhão de produtores que movimentam R$ 50 bilhões por ano no país, o setor quer a ajuda do governo para melhor aproveitar seu potencial, por meio da promoção do associativismo e do cooperativismo e para criar um programa nacional visando ao aumento da rentabilidade de pequenos produtores, com capacidade de produção  abaixo de 100 litros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fala povo

Fala Povo na área: estúdio móvel do Midiamax leva gincana para região do Nova Campo Grande

Operação Carbono Oculto é nova forma de proceder contra o crime organizado, diz Haddad

Joyce: saiba como está a participante mais pesada de ‘Quilos Mortais’

Homem de 29 anos é morto a tiros de espingarda após briga em conveniência de Dourados

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Homem morre atropelado por carreta na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

Operação foi deflagrada após uma carreta bitrem ser apreendida com mais de mil caixas de cigarro

Transparência

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

Justiça reconheceu a nulidade de 6 anos do processo que investiga 'farra das diárias' na Câmara de Naviraí

Polícia

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho de homem morto sobre vila que Emanuelly morava

Homem de 45 anos morreu após ser ferido por golpes de facão, no ambiente que criança sequestrada morava

Trânsito

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Vítimas estavam em Jeep Compass e morreram no local do acidente, na rodovia SP-270