Pular para o conteúdo
Economia

Pronatec capacita adolescentes no distrito de Anhanduí

Jovens entre 14 e 18 anos recebem capacitação em Bovinocultura de Corte e Mecanização Agrícola pelo Pronatec
Arquivo -

Jovens entre 14 e 18 anos recebem capacitação em Bovinocultura de Corte e Mecanização Agrícola pelo Pronatec

Cerca de 30 alunos da rede pública de ensino do distrito de Anhanduí recebem até o fim de 2012, capacitação rural pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. São duas turmas formadas por jovens de 14 a 18 anos que recebem instruções nas áreas de Bovinocultura de Corte , Bovinocultura de Leite e Mecanização Agrícola.

O Pronatec no Senar é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação – MEC em parceria com a Confederação da Agricultura e do Brasil – CNA que tem o objetivo de capacitar os jovens do ensino médio de modo que eles tenham mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho e influenciando-os a permanecerem no campo. Só neste ano, 22 instrutores trabalham para capacitar cerca de 240 jovens, em cinco municípios do Estado.

Para o médico veterinário e gerente geral da Fazenda Chaparral – uma das 15 propriedades parceiras, Gustavo Stucchi, o curso é muito importante para o , porque segundo ele, é cada vez mais comum a procura por novas tecnologias capazes de facilitar e melhorar os rendimentos do homem do campo. “Falta mão de obra qualificada. É difícil encontrar funcionários capazes de atender a constante demanda por inovação. O trabalho do Senar/MS ajuda os jovens a se inserirem em um meio com o qual eles já têm interatividade”, afirma o veterinário.

Já o instrutor técnico do Senar/MS, no curso de bovinocultura, Wilson Pereira da Silva, acredita que com o Pronatec, além da proximidade com o mercado de trabalho, oferece aos jovens a oportunidade de oferecer uma mão de obra voltada para manejo de animais e máquinas, e prestação de serviço na área de gestão e administração do escritório e rebanho. “Além do conteúdo teórico e prático na fazenda, os alunos recebem orientações nas áreas de administração, planilhas, financeira e legislação”, complementa o instrutor.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec no Senar têm carga horária de 160 horas divididas em cinco módulos. Para participar do programa o aluno deve buscar a diretoria das escolas, estar devidamente matriculado na rede pública de ensino e freqüentar regularmente as aulas. Para mais informações sobre o Pronatec ou outros cursos do Senar/MS, basta procurar Sindica Rural Patronal de sua cidade ou acessar o site: www.senarms.org.br

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações acesse: www.senarms.org.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aos 2 anos, Davi possui hipertrofia adenoideana e mãe abre Vakinha para cirurgia

câmara bancada ambiental

Motta pode pautar anistia com urgência na Câmara e bancada de MS reage; confira

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

Moraes autoriza psiquiatra para Roberto Jefferson, em prisão domiciliar

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

dolar

Dólar emenda 5º pregão de queda e fecha abaixo de R$ 5,30 na véspera da Super Quarta

Últimas Notícias

Cotidiano

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Presidente da Associação desmentiu boatos de que a Prefeitura teria proposto a redução do salário de professores temporários

Transparência

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Álvaro Urt foi cassado em 2020, chegou a ser eleito novamente em 2024, mas foi cassado novamente do cargo

Trânsito

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

Em conversa com amiga, adolescente diz que a mochila dela ficou presa no banco e quando foi descer prendeu o pé na porta do ônibus

Cotidiano

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Passageira se manifestou e afirmou que tudo não passa de inverdades