Pular para o conteúdo
Geral

Promoção cultural em Portugal pode incentivar negócios com o Brasil

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, está em Lisboa para inaugurar hoje (16) à noite o Espaço Brasil, um centro multiuso para shows, cinema, exposições e bar que irá promover a cultura nacional no Ano do Brasil em Portugal. O novo espaço, erguido com o patrocínio do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), fica no bairro […]
Arquivo -

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, está em Lisboa para inaugurar hoje (16) à noite o Espaço Brasil, um centro multiuso para shows, cinema, exposições e bar que irá promover a cultura nacional no Ano do Brasil em Portugal.

O novo espaço, erguido com o patrocínio do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), fica no bairro de Alcântara, uma área da capital portuguesa que já foi ocupada por atividades industriais e portuárias. Atualmente, cafés, livrarias e empresas de design, inclusive brasileiras, formam a nova paisagem. É um local da “economia criativa”, disse o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antônio Grassi.

Segundo ele, é um espaço para a programação de médio porte (com auditório para 900 pessoas), não usual em Lisboa. Conforme Marta Suplicy, o espaço será “um legado” dos brasileiros na cidade. O local foi cedido até o fim do ano que vem. A programação do Ano do Brasil em Portugal termina em junho de 2013, mas o Ministério da Cultura estuda formas de manter o espaço, que poderá ser estratégico para outras atividades.

Na avaliação da ministra Marta Suplicy, a promoção que o Brasil faz em Portugal pode ser importante para estimular negócios entre os dois países – inclusive neste momento em que Portugal enfrenta uma recessão e precisa de investimentos.

“Seria muito bom estarmos mais presentes na economia brasileira. Não sei se o setor empresarial acordou para a importância de estarmos presentes neste momento”, disse a ministra em entrevista coletiva em Lisboa.

“A cultura facilita os negócios”, concorda o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, presente à entrevista. “A cultura traz um conhecimento mais profundo sobre os respectivos povos, e isso aproxima muito mais os homens de negócio. É mais difícil fazer negócio com países que a gente não conhece a história, o comportamento, as tradições”, explicou o diplomata.

De acordo com Marta Suplicy, o Ano do Brasil favorece a formação da imagem do “mais moderno” e mais diverso em Portugal. “Ainda não nos conhecemos tão bem em nossa diversidade cultural”.

Segundo balanço do Ministério da Cultura, desde setembro foram promovidas 247 apresentações artísticas e 17 exposições em 43 cidades de Portugal. Ao todo, o governo brasileiro prevê gastar R$ 17 milhões com o Ano do Brasil em Portugal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão