Pular para o conteúdo
Geral

Na Ponta da Língua já beneficiou mais de 36 mil pessoas em 30 cidades de MS

O Projeto ainda vai às cidades de Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas
Arquivo -

O Projeto ainda vai às cidades de Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas

Levando as alterações do novo acordo ortográfico da língua portuguesa por meio de linguagem teatral, o Projeto Na Ponta da Língua já beneficiou mais de 36.044 pessoas, entre estudantes e trabalhadores da indústria, em 30 cidades de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de levar, até o fim do ano, as apresentações teatrais às escolas e indústrias a 38 municípios do Estado, atendendo 38 mil pessoas.

Até o momento, as 30 cidades que receberam o Projeto são Campo Grande (8.105 pessoas), (278), Jaraguari (480), Dourados (4.015), Itaporã (1.237), Douradina (672), Fátima do Sul (1.040), Jateí (560), Vicentina (530), Batayporã (1.210), Angélica (1.378), Naviraí (1.982), Itaquiraí (590), Mundo Novo (467), Paranhos (1.270), Tacuru (757), Ponta Porã (2.429), Laguna Caarapã (450), Antônio João (700), Caracol (600), Guia Lopes da Laguna (1.061), Bonito (586), Anastácio (842), (720), Corumbá (1.765), Dois Irmãos do Buriti (700), Rochedo (750), Corguinho (620) e Camapuã (250).

Ao todo, serão beneficiadas 38 cidades – são Campo Grande, Terenos, Jaraguari, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Batayporã, Angélica, Naviraí, Itaquiraí, Mundo Novo, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Antônio João, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selviria e Três Lagoas.

O projeto

Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, o Na Ponta da Língua também distribui milhares de cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de decorar. No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que a definição dos 45 municípios que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais perto dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamos mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, o Na Ponta da Língua inovou neste ano e está abrangendo também as indústrias de Campo Grande e do interior. “Em Campo Grande, por exemplo, o Projeto do Sesi chegou ao Frigorífico JBS, onde foi assistido por 513 funcionários. Além disso, o Na Ponta da Língua também esteve na Usina São Francisco (Dourados), Frigorífico Minerva Foods (Batayporã), Frigorífico JBS (Naviraí) e Bunge Alimentos (Ponta Porã)”, enumerou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Esportes

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Depois do contundente 8 a 0 sobre o Vitória, a torcida do Flamengo esperava nova exibição contra o oscilante Grêmio neste domingo, no Maracanã. Mas a equipe gaúcha resistiu e arrancou um empate, por 1 a 1, com gol do goleiro Tiago Volpi

Trânsito

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Idoso morreu após 35 dias de internação em Campo Grande

Polícia

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

A investigação apontou que donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes da facção