Pular para o conteúdo
Geral

Morada dos Baís recebe lançamento do livro “Lídia Baís nesta segunda-feira

Alda Maria Quadros do Couto lança o livro “Lídia Baís- uma pintora nos territórios do assombro”, nesta terça-feira (24), às 19h, na Morada dos Baís. Este evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundac, Fundação Municipal de Cultura. A Apresentação do livro é do artista plástico Humberto Espíndola e […]
Arquivo -

Alda Maria Quadros do Couto lança o livro “Lídia Baís- uma pintora nos territórios do assombro”, nesta terça-feira (24), às 19h, na Morada dos Baís. Este evento é uma realização da Prefeitura Municipal de , por meio da Fundac, Fundação Municipal de Cultura.

A Apresentação do livro é do artista plástico Humberto Espíndola e a Cronologia, vida e obra da pintora, tem levantamento inicial da jornalista Márcia Meggiolaro. Este lançamento é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre as artes plásticas do Centro-Oeste, e sobre a vida de uma grande artista brasileira.

Lídia Baís (Campo Grande/MS – 1900 – 1985), dona de uma personalidade marcante, foi pintora e desenhista. Morou, aos 26 anos, no para estudar pintura com o mestre Henrique Bernadelli. Depois de uma temporada na Europa, Lídia entrou em contato com o surrealismo e foi amiga do pintor Ismael Nery.

Em 1950, fundou o Museu Baís em Campo Grande, que não chegou a ser aberto ao público, e ingressou na Ordem Terceira de São Francisco de Assis, adotando o nome de Irmã Trindade. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente aos estudos religiosos e filosóficos. Por volta de 1960 publicou, sob o nome fictício de Maria Tereza Trindade, o livro História de T. Lídia Baís.

O objetivo do trabalho de Alda Couto é apresentar a pintora Lídia Baís e sua obra sob o foco da religiosidade que compartilhou com Murilo Mendes e Ismael Nery. O enfoque aproxima-se dos estudos literários, na medida em que a autora parte de questões da história da literatura brasileira em suas conexões com as artes visuais, como é o caso do exercício crítico de Murilo Mendes, da produção literária e pictórica de Ismael Nery e Jorge de Lima, além da querela modernismo-catolicismo, envolvendo Mário de Andrade e o movimento de 1922.

Os estudos a respeito da vida e da obra de Lídia Baís reafirmam seu caráter precursor quanto às artes visuais na região, quanto à luta feminista pela valorização da mulher e aos traços alegóricos e surrealistas de sua pintura. Segundo a autora, “se cada um de nós, brasileiros, tivesse apenas parte da determinação e da persistência com que esta pintora singular se dedicou a construir sua vida artística, seríamos, com certeza, um povo e um país muito melhores.”

Sobre a autora:

Alda Maria Quadros do Couto, natural de Bagé – RS, 1951, é professora aposentadada Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Especialista em Teoria e Crítica da Arte Contemporânea, pela UFRGS, desenvolveu estudos sobre pintura, teatro, música e cinema.

Alda também é mestre em Teoria Literária, pela PUC-RS, com análise sobre o mito do gaúcho nas obras de Alcides Maia e J.S Lopes Neto. Obteve o título de doutora em Teoria Literária, pela UNICAMP, estudando o diálogo entre Murilo Mendes e Lídia Baís – literatura, pintura e religião, o que resultou na publicação deste livro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Yeltsin Jacques

Multicampeão, Yeltson Jacques ministra palestra no lançamento da 3ª Corrida dos Poderes

Ex-prefeito de MS que pagava salários a servidores ‘fantasmas’ é condenado a devolver R$ 4,4 milhões

VÍDEO: Dupla ateia fogo em Saveiro de empresário que estava estacionada na Nasri Siufi

Praça Belmar Fidalgo recebe disputas do Estadual de Vôlei de Praia a partir de quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Prefeita Adriane Lopes

Prefeita Adriane vai recorrer contra aumento da tarifa de ônibus para R$ 7,79

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Candidatos aprovados recorrem e TRT-24 pode ter que validar concurso

VÍDEO: Câmeras registram evolução do incêndio que destruiu vegetação na Três Barras

Últimas Notícias

Trânsito

Caminhoneiro morre preso às ferragens após carreta tombar no trevo do Tamandaré

A vítima havia carregado a carreta em MS e seguia para GO

Emprego e Concurso

Com polo em Campo Grande, Fiocruz lança edital de mestrado e doutorado em saúde pública

Oferta do edital do Programa VigiFronteiras-Brasil é de 75 vagas, sendo 40 para mestrado e 35 para doutorado

Famosos

Fátima Bernardes revela guardar item do Jornal Nacional; saiba qual

Apresentadora revelou em vídeo do YouTube que ainda guarda item usado na sua estreia do programa

Polícia

Criminoso que estuprou jovem após sair da academia no Jardim Batistão continua foragido

O crime ocorreu no último dia 22 de julho, no Jardim Batistão