O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse hoje (19) que o Brasil deve alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre da por meio de vacinação. Segundo ele, o prazo definido anteriormente pelo governo era 2013.

“Essa é a vontade política da Presidência da República e do nosso governo”, ressaltou, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. “Quero chegar lá até 2012. Isso será um trunfo, como é um trunfo Santa Catarina ser livre de febre aftosa sem vacinação.”

Para Mendes Ribeiro, caso o governo consiga alcançar a meta até dezembro de 2012, é possível que, em 2014, o país atinja um patamar “extremamente diferenciado” no que diz respeito à carne brasileira.

“Precisamos saber que o nosso gado tem o controle sanitário de que necessita, estamos fazendo a campanha de vacinação que precisamos fazer, estamos cuidando da nossa fronteira como devemos cuidar, mas não estamos livres do risco. Por isso, precisamos insistir tanto e dizer da nossa situação. Não queremos alardear, pelo contrário, queremos mostrar que estamos atentos e tranquilizar o produtor que estamos cumprindo a nossa parte”, destacou.