Pular para o conteúdo
Geral

Mantega defenderá que Alemanha gaste mais para conter crise global

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve defender hoje (20), em Washington, que a Alemanha adote medidas de estímulo para evitar mais um estancamento da economia mundial. Segundo o texto do discurso, antecipado à imprensa, Mantega levará o assunto ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês). Nas declarações que fará no […]
Arquivo -

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve defender hoje (20), em Washington, que a Alemanha adote medidas de estímulo para evitar mais um estancamento da economia mundial. Segundo o texto do discurso, antecipado à imprensa, Mantega levará o assunto ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês).

Nas declarações que fará no FMI (Fundo Monetário Internacional), o ministro deve dizer que as medidas de austeridade tomadas pelas economias avançadas estão reduzindo o crescimento nas economias emergentes.

Segundo o texto distribuído à imprensa, Mantega dirá que o Brasil “fará o que julgar necessário” para exercer controle sobre o fluxo excessivo e desestabilizador de capitais para o país. “A consolidação fiscal está pesando no crescimento de muitas economias avançadas. Concordamos com o fundo que essas economias, com espaço suficiente [para expansão de gastos], deveriam reduzir o passo do ajuste fiscal e deixar os estabilizadores automáticos operarem”, diz o texto do discurso.

Para o ministro, “algumas delas podem inclusive introduzir estímulos fiscais”. “A Alemanha e alguns países do Norte da Europa, por exemplo, podem estar aptos a adotar políticas fiscais mais flexíveis. Isso não só ajudaria a demanda global, como facilitaria o reequilíbrio dentro da zona do euro.” Mantega deve usar o mesmo tom ao falar das políticas de expansão monetária adotadas pelos países desenvolvidos para conter os efeitos da crise, fazendo ressalvas ao FMI por não apoiar os países emergentes que tentam se defender.

 “Algumas economias estão pagando um alto preço pelas políticas monetárias ultrafrouxas das economias avançadas. O aumento na liquidez global rapidamente encontra sua direção para as economias emergentes, especialmente aquelas com fundamentos econômicos mais fortes, como o Brasil”, diz o discurso distribuído à imprensa.

“O governo brasileiro permanece comprometido a fazer o que julgar necessário para conter os fluxos excessivos e voláteis de capital, por meio de uma combinação de intervenção nos mercados de câmbio à vista e futuros, medidas macroprudenciais e controles de capital.”

O ministro deve manifestar ainda preocupação com o ritmo lento de implementação das mudanças de cota e governança decididas pelo fundo em 2010. Essas reformas precisam ser adotadas até outubro deste ano.

Segundo ele, os países do fundo têm apenas seis meses para aprovar as reformas nos respectivos parlamentos. Uma nova fórmula para a distribuição de poder no FMI começou a ser estudada. O modelo deve ser aprovado no ano que vem e posto em prática em 2014.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão