Pular para o conteúdo
Geral

Mandetta quer comissão para acompanhar financiamento em saúde

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM), coletou assinaturas junto aos membros da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) para encaminhar ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), o pedido de criação de uma Comissão Especial com afinalidade de acompanhar a execução das novas regras […]
Arquivo -

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM), coletou assinaturas junto aos membros da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) para encaminhar ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), o pedido de criação de uma Comissão Especial com afinalidade de acompanhar a execução das novas regras de financiamento da áreade saúde surgidas com a regulamentação da emenda 29 e propor novas fontes derecursos para o setor.

Segundo ele, “a fixação depercentuais mínimos de recursos a serem aplicados em saúde, por parte dos entesfederativos, foi um dos momentos mais importantes da Câmara dos Deputadosatravés da aprovação do PLP 306, de 2008”. Contudo, a promulgação do diploma legal em seus moldes atuais pode ter como consequência o surgimento de umatendência de diminuição do volume de recursos disponíveis para a área.

Mandetta destaca que questõesconexas relativas à área temática de outras comissões permanentes continuem aser discutidas no âmbito do Congresso Nacional, com implicações noequacionamento dos meios de financiamento da saúde. Ele cita, como exemplos,assuntos como a formação de novos médicos, necessários à implementação dosesforços do Governo no que se refere a interiorização da medicina, arevalidação de diplomas de medicina obtidos em entidades de ensinoestrangeiras, o desempenho da profissão em território nacional e seus reflexosno funcionalismo público, que são matérias que compõem especialidades dasComissões de Educação e Cultura e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

“As verbas públicas serão cadavez mais necessárias para financiar os crescentes custos em saúde e previdênciasocial da população brasileira que, de fato, vem envelhecendo paulatinamente, aponto de daqui a duas décadas vermos a parcela acima dos 60 anos superar a dosbrasileiros com menos de 15 anos de idade”, prevê o parlamentar democrata.

Falta de médicos

Durante audiência pública quedebateu a fiscalização de hospitais particulares na última quarta feira,Mandetta informou que procurou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, paratratar do debate da questão da falta de médicos. “Pedi ao ministro que toda equalquer medida do governo federal sobre o assunto possa ser debatidaantecipadamente com a Comissão de Seguridade”, revelou. Ele manifestousolidariedade ao ex-deputado Flávio Dino, que perdeu o filho Marcelo, de 13anos, após internação em hospital particular de . “Me solidarizo com asmilhares de pessoas que sofrem com a quase falência do sistema de saúde”,assinalou.

Mandetta subscreveu, ainda, orequerimento do deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) para a Comissão de Seguridade Social e Família realizar seminário junto com a Comissão de Assuntos Sociais doSenado Federal para discutir a necessidade de formação de um número maior demédicos, bem como ingresso de médicos estrangeiros ou brasileiros formados emuniversidades no exterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Campo Grande registra inverno com frio abaixo da média

CPMI convida ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do INSS

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

Cinco bairros de Sidrolândia receberão obras de asfalto, drenagem e sinalização viária. (PMS, Divulgação)

Sidrolândia licita obras de asfalto e drenagem em cinco bairros

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Jovem que morreu afogado no rio Verde era natural da Bahia e trabalhava em empresa florestal de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Família procura por jovem desaparecido no sábado em Campo Grande

Leonardo Henrique da Silva Torres foi visto pela última vez na madrugada de sexta-feira para sábado, em um bar na região central

Brasil

BNDES lança Floresta Viva 2, que prevê R$ 100 mi para restauração e preservação de biomas

O programa terá aporte inicial de R$ 100 milhões não reembolsáveis do Fundo Socioambiental do BNDES

Mundo

Vamos estabelecer em Washington DC pena de morte para assassinos, diz Trump

Trump afirmou que outras cidades poderão escolher entre adotar ou não a mesma medida

Brasil

Anvisa publica novas regras para manipulação de canetas emagrecedoras

Canetas contém medicamentos injetáveis à base de agonistas do GLP-1, como os que compõem o Ozempic, o Saxenda e o Mounjaro.