Pular para o conteúdo
Geral

Imagens das ruas cariocas e da Família Real estão reunidas em mostra de fotógrafo alemão

No século 19, o fotógrafo Revert Henry Klumb já usava técnicas para simular imagens tridimensionais. Essa, no entanto, é apenas uma curiosidade a respeito do alemão que, a partir de 1850, documentou o cotidiano do Rio de Janeiro e chegou a ser fotógrafo da Casa Imperial do Brasil. Nessa época, deu aulas de fotografia para […]
Arquivo -

No século 19, o fotógrafo Revert Henry Klumb já usava técnicas para simular imagens tridimensionais. Essa, no entanto, é apenas uma curiosidade a respeito do alemão que, a partir de 1850, documentou o cotidiano do e chegou a ser fotógrafo da Casa Imperial do Brasil. Nessa época, deu aulas de fotografia para a Princesa Isabel.

As imagens produzidas por Klumb poderão ser vistas pelo público a partir de amanhã (24) na Caixa Cultural, na Praça da Sé, centro da capital paulista. São mais de 60 peças dos acervos do Museu Imperial de Petrópolis e da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

“A exposição tem um panorama da produção fotográfica de Klumb, tendo como eixos essas duas cidades: o Rio de Janeiro e Petrópolis”, explica o curador da mostra, Carlos Eduardo França de Oliveira. Nos dois municípios, o fotógrafo retratou o cenário urbano, os edifícios públicos e as residências. “Mas, sempre com o cuidado de mostrar o cotidiano da cidade, ou seja, não é uma fotografia oficialesca”.

A diferença essencial entre a produção nas duas cidades é que, ao chegar em Petrópolis, Klumb tornou-se fotógrafo oficial da família real. Então, parte do seu acervo diz respeito a esse cargo. Além disso, à época, Petrópolis era uma cidade recém-criada. “Ele mostra uma cidade que ainda estava nascendo. É uma cidade em construção”, ressalta o curador.

Sobre esse período, Oliveira aponta como destaque uma fotografia com vista geral do Palácio Imperial de Petrópolis. “ Dá para ter uma dimensão de como era Petrópolis no século 19. É um dos poucos registros da cidade nesse período”, diz sobre a imagem.

Em uma foto do passeio público do Rio de Janeiro, Klumb focou em um menino que caminhava. Imagem, que na opinião do curador, retrata fielmente o cotidiano da época. “É uma fotografia que mostra o espaço público carioca, mas também as pessoas que transitavam nesse espaço”, diz.

O alemão foi ainda um dos introdutores da estereoscopia no Brasil. A técnica consiste em fotografar com duas câmeras ao mesmo tempo. As imagens, quase idênticas, são depois vistas em um estereoscópio. O aparelho, semelhante a um binóculo, faz com que o pequeno deslocamento que há entre as imagens crie um efeito tridimensional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão