Aos 86 anos Bartolomeu Queiroz consegue realizar o sonho de ingressar em uma faculdade para concluir estudo de matemática

Bartolomeu Queiroz Anastácio, 86, é acadêmico do curso de matemática do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Aquidauana. Ele iniciou as aulas em março deste ano, realizando o antigo sonho de concluir os estudos. Segundo ele, a idade não é barreira e sua família tem dado forças para que continue. Por sua força de vontade, Bartolomeu receberá homenagem na Assembleia Legislativa no próximo dia 26, durante sessão solene de homenagem ao dia do Trabalhador.

“Eu sempre quis estudar. Tentei fazer vestibular e Enem para outros cursos, mas não consegui. Quando fui aprovado em matemática fiquei muito feliz. Tenho ido há um mês à aula e estou gostando bastante”, afirmou. Bartolomeu disse que no primeiro dia de aula, muitas pessoas vinham cumprimentá-lo, e dizer que sua atitude era um bom exemplo. “Todo mundo que me vê me cumprimenta até hoje. Acho que as pessoas e os jovens em geral estão sem objetivo, sonho, pensamento, algo que possa fazer com que nosso país e nosso mundo melhore e desenvolva cada vez mais”, declarou.

Ele nasceu em uma fazenda de Porto Murtinho, “perto da Zona do Perdido”, e atualmente reside em Anastácio. É casado com Lucíola Argueiro, com quem teve 16 filhos, dos quais 12 são vivos. Até os 20 anos ele só tinha concluído o primário e durante a segunda Guerra Mundial teve que parar de estudar. Em 2000, Bartolomeu retomou o antigo sonho e matriculou-se no EJA (Educação de Jovens e Adultos), completando o ensino fundamental e médio. Ao completar 80 anos já era um dos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Antes de passar para matemática, Bartolomeu tentou os cursos de Direito, Engenharia, Inglês e Letras.

No dia 26, Bartolomeu será um dos homenageados na Assembleia Legislativa e receberá a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, em comemoração ao dia do Trabalhador. “Espero que a conclusão do meu curso seja uma vittória para todos nós, declarou.