Pular para o conteúdo
Geral

Força Nacional iniciou a Operação Guarani

Por determinação do Ministério da Justiça, em publicação no Diário Oficial, a Força Nacional designou um destacamento para atender áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. Com o nome de Operação Guarani, o reforço na segurança dos indígenas começou hoje, 05. A determinação foi uma resposta ao pedido da Funai feito no mês de setembro. […]
Arquivo -

Por determinação do Ministério da Justiça, em publicação no Diário Oficial, a Força Nacional designou um destacamento para atender áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. Com o nome de Operação Guarani, o reforço na segurança dos indígenas começou hoje, 05.

A determinação foi uma resposta ao pedido da Funai feito no mês de setembro. A partir de hoje, um destacamento da Força Nacional, formado por cerca de 20 homens, sob coordenação da Polícia Federal, vai atender especialmente aos indígenas em três áreas que estão em situação de conflito fundiário. Outras nove aldeias e acampamentos considerados prioritários no tocante à segurança, no sul de Mato Grosso do Sul, receberão atendimento emergencial.

Ypoi, Potrero Guasu e Arroyo Kora são as áreas contempladas pelo atendimento diário. As 12 localidades estão compreendidas no espaço entre os municípios de , Paranhos, Laguna Carapã e a divisa com o Paraguai. Uma base da Força Nacional vai ser instalada no município da nas próximas semanas e o destacamento vai realizar rondas periódicas nas áreas prioritárias, e atender a emergências.

A indicação das áreas foi feita pela Coordenação Regional de Ponta Porã e a CGMT, Coordenação Geral de Monitoramento Territorial, da Funai, em Brasília, ao Ministério da Justiça. O acordo envolveu órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da Justiça.

Para a chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Funai em Ponta Porã, Juliana Mello, a operação de segurança está sendo um importante passo no combate a violência contra indígenas: “É uma vitória contra a violência e a impunidade de crimes praticados contra os indígenas e uma especial atenção às áreas de conflito pela disputa de terras. Lutamos muito para conseguir isso, mas esse é só o primeiro passo, ainda há muito por fazer”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professora é investigada por agredir bebê de 1 ano e meio em escola particular no RS

MPMS deixa sistema de consulta a procedimentos fora do ar para ‘manutenção’

Pousos e decolagens despertam sonhos e encantam moradores do Serradinho

Ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves vem a Mato Grosso do Sul em setembro

Notícias mais lidas agora

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

PGR se manifesta contra ter agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Reencontro de mãe e recém-nascido após longa internação emociona equipe do hospital

Após o parto, ambos foram internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ficaram separados por três meses

Le Blog Maria Antonia

Taylor Swift ostenta relógio Cartier de R$ 1 milhão em dia especial

Enquanto o mundo comenta o anel de diamantes milionário que Travis Kelce preparou para pedir a cantora em casamento, outro detalhe não passou despercebido: o relógio Cartier usado por Taylor na ocasião. A artista pop exibiu em seu pulso um Cartier Santos Demoiselle Médio em ouro amarelo com diamantes, uma joia clássica e atemporal da … Continued

Brasil

Polícia e MP desmontam plano do PCC para executar promotor de Campinas

Duas pessoas foram presas e uma segue foragida

Cotidiano

General Alcides Faria Júnior sucede Luiz Baganha e assume o Comando Militar do Oeste

Novo comandante do CMO ocupou cargo de subcomandante do Exército Sul dos EUA em 2019