Pular para o conteúdo
Geral

Declarada inconstitucionalidade de lei municipal de Corumbá que institui a Semana de Prevenção de Câncer Bucal

Por unanimidade e com o parecer, os desembargadores do Órgão Especial julgaram procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2011.020031-2 proposta pelo prefeito de Corumbá, com pedido de medida cautelar, em face da Câmara Municipal daquele município, visando a declaração de inconstitucionalidade parcial do art. 4º da Lei Municipal nº 2.185/2011, oriunda do processo legis...
Arquivo -

Por unanimidade e com o parecer, os desembargadores do Órgão Especial julgaram procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2011.020031-2 proposta pelo prefeito de , com pedido de medida cautelar, em face da Câmara Municipal daquele município, visando a declaração de inconstitucionalidade parcial do art. 4º da Lei Municipal nº 2.185/2011, oriunda do processo legislativo nº 24/10, de iniciativa do Poder Legislativo.

A lei atacada, de acordo com os autos, institui a Semana Municipal de Prevenção de Câncer Bucal no município de Corumbá, a ser realizada anualmente na segunda semana de novembro. Pela lei, a programação a ser desenvolvida compreenderá a realização de encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem orientar e prevenir o câncer bucal na população corumbaense.

Em seu art. 4º a lei traz a previsão de que a regulamentação da norma se dará no prazo máximo de 60 dias após sua aprovação. O prefeito aponta a inconstitucionalidade material em razão de o ar. 4º impor ônus ao Poder Executivo de regulamentar, em 60 dias, o respectivo diploma normativo. Sustenta ainda que o art. 82, III, da lei orgânica do município prescreve competência privativa do prefeito municipal em expedir decretos para fiel execução da lei. Assim, se tal competência é do chefe do Executivo não poderá o Legislativo impor tal ônus.

O relator do processo, Des. Rubens Bergonzi Bossay, em seu voto, apontou que a lei impôs ao Executivo regulamentar em 60 dias, ou seja, ao emitir ordem para que o chefe do Executivo a cumpra, em determinado prazo, sem dúvida, tratou de conteúdo normativo alheio às atribuições do Legislativo, o que não pode ser admitido no ordenamento jurídico, resultando em ofensa ao princípio da separação e harmonia entre os poderes, prevista nos art. 2º e 14 da Constituição Estadual.

“Conclui-se, portanto, pela inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 2.185/11, tanto formal quanto material, pois, além de violar prerrogativa de iniciativa de lei privativa do prefeito municipal, prevista na Lei Orgânica do Município, instituindo a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal em Corumbá, impõe ao Poder Executivo a obrigação de regulamentar o programa em 60 dias, em flagrante desrespeito ao princípio da separação dos poderes. (…) Pelo exposto, declaro a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 2.185/11 com efeitos ex tunc (retroativos)”, votou o relator.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em viagem à Bahia, campo-grandense cria vínculo com pássaro e compartilha saga para trazê-lo ao MS

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

upa

Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande neste domingo

Onde assistir: Domingo tem Dérbi Paulista e semifinais do Brasileirão Feminino

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Campo Grande pede mais prazo para recuperar córrego ‘desmoronando’ na Via Park

SUPERLOTAÇÃO CONSÓRCIO PREMONIÇÃO FOGO SAÚDE DESRESPEITO

Semana começa sem nova data para relatório final da CPI que investiga Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Cotidiano

Previsão indica chuvas acima da média em MS no mês de setembro

Altas temperaturas também estão previstas para o próximo mês

Esportes

Vic/Thamela supera campeãs olímpicas e enfrentam italianas na final da etapa do Mundial

Sul-mato-grossense Victoria Lopes mantém boa fase ao lado de Thamela, mas terá desafio contra Valentina Gottardi e Reka Orsi Toth, que possuem melhor retrospecto no ano

Brasil

Mais de 80% dos R$ 400 mi roubados em ataque hacker por Pix já foram bloqueados

Criminosos tinham como objetivo um valor ainda maior que R$ 400 milhões

Polícia

Condenado por matar cunhado durante briga de bar pode passar para o semiaberto

Envolvidos estavam reunidos em um bar quando brigaram e Elson Lima desferiu três golpes de faca em Diego de Souza