O Congresso Nacional fez hoje (15) sessão solene destinada a reverenciar a vida e a trajetória política de Ulysses Guimarães, que morreu há 20 anos, em acidente de helicóptero. O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), destacou o papel que Ulysses desempenhou no processo de transição democrática. “Ele era uma voz que não podia deixar de ser ouvida e uma força de equilíbrio. Era o muro de lamentação dos aflitos e marginalizados pelas lideranças nas lutas parlamentares”.

Sarney recordou a trajetória política de Ulysses Guimarães, destacando a sua atuação no processo de redemocratização do país, da anticandidatura à Presidência da República como forma de protesto contra a ditadura militar. De acordo com o presidente do Congresso, Ulysses era um exímio costurador e alinhavava com “extrema perfeição a conspiração da boa causa”.

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse que reverenciar e rememorar a figura de Ulysses “é rememorar e reverenciar o Brasil novo, porque o país nasceu, juridicamente, em 5 de outubro de 1988, quando foi feita a promulgação da nova Constituição pelo então presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães.

Temer destacou as lutas do parlamentar para a redemocratização e o bem estar da Nação. Segundo ele, se não fosse a liderança extraordinária e a capacidade de agregação de Ulysses Guimarães não existiria uma Constituição no Brasil. “Ele tinha a qualidade de ouvir as pessoas e a habilidade de comandar”.

Vários parlamentares discursaram durante a sessão e lembraram a trajetória política e a vida de Ulysses Guimarães dedicada a redemocratização, ao desenvolvimento do país e as conquistas do povo brasileiro. Compareceram à sessão a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, além de deputados, senadores, autoridades e parentes de Ulysses Guimarães.