Pular para o conteúdo
Geral

Carente de investimento externo, Portugal recebe Angela Merkel sob protestos

Na próxima segunda-feira (12), a chanceler alemã, Angela Merkel, participará de um encontro com empresários portugueses e alemães no Centro Cultural de Belém, em Lisboa (próximo ao Mosteiro dos Jerônimos Torre de Belém, muito visitado por turistas brasileiros). O local deverá estar cercado por forte aparato policial e poucas pessoas terão acesso ao evento. Até […]
Arquivo -

Na próxima segunda-feira (12), a chanceler alemã, Angela Merkel, participará de um encontro com empresários portugueses e alemães no Centro Cultural de Belém, em Lisboa (próximo ao Mosteiro dos Jerônimos Torre de Belém, muito visitado por turistas brasileiros). O local deverá estar cercado por forte aparato policial e poucas pessoas terão acesso ao evento. Até mesmo a imprensa credenciada só poderá acompanhar parte dos encontros.

A razão do excesso de segurança está na própria presença de Angela Merkel, tratada por sindicatos e movimentos sociais como a principal responsável pela dura política de reajuste que os países do sul da Europa, como Grécia e Portugal, tiveram que adotar desde que a crise econômica internacional desestabilizou a zona do euro.

O governo de Portugal, que recentemente aprovou um orçamento com aumento de impostos para pessoas físicas, quer ainda cortar 4 milhões de euros dos gastos do Estado em 2013 e 2014 – o que poderá significar diminuição dos investimentos em saúde, em educação e despesas com a seguridade social (em momento que cresce o desemprego).

Para marcar o desagrado com a presença da chanceler alemã, sindicatos e movimentos sociais organizam, por meio das redes sociais, protestos em vários pontos de Lisboa. Os organizadores prometem buzinaços, concentrações no aeroporto e em frente à Assembleia da República e manifestantes vestidos de preto. Os protestos serão preparativos para a greve geral marcada para a próxima quarta-feira (14) e que também atingirá a Grécia e a Espanha.

Apesar dos protestos, a visita de Angela Merkel é importante para o país. A Alemanha é o principal contribuinte no orçamento da comunidade europeia, com participação de 27% no Fundo de Estabilização Econômico-Financeira da Europa, e o principal avalista dos 78 bilhões de euros que Portugal recebeu quando estava sob choque especulativo. A reunião poderá ser decisiva para que os portugueses adotem medidas para atração de investimentos.

A dependência da economia lusitana em relação à economia alemã tende a se agravar. Segundo relatório divulgado esta semana pela Comissão Europeia, o endividamento externo de Portugal chega a 183 bilhões de euros (quase duas vezes e meia a mais do que toda riqueza produzida por Portugal anualmente).

O endividamento atingiu esse volume porque os títulos da dívida que Portugal precisa pagar valorizaram-se recentemente com as dificuldades do país em reduzir seu déficit externo (problema estrutural para economia que historicamente importa mais do que exporta, inclusive da Alemanha) e com a impossibilidade de voltar a crescer economicamente (objetivo dificultado pelas próprias medidas de austeridade que enxugaram investimentos que estimulam a economia).

Durante as pouco mais de cinco horas que passar em Portugal, Angela Merkel também visitará o presidente Cavaco Silva e almoçará com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. A chanceler alemã não se reunirá com os líderes da oposição em Portugal, que responsabilizam Angela Merkel pelo empobrecimento de Portugal.

O governo, sustentado por uma coligação do Partido Social Democrata (PSD) e do Cento Democrático Social/ Partido Popular (CDS/PP), no entanto, busca apoio da oposição (em especial no Partido Socialista) para os cortes que pretende fazer nos gastos sociais e que Passos Coelho chamou de refundação do Estado quando defendeu a aprovação do orçamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios