Pular para o conteúdo
Geral

Bomba mata ministro da Defesa e outras autoridades sírias

O ministro de Defesa da Síria, Daoud Rajha, e seu vice, Assef Shawkat, cunhado do presidente Bashar al-Assad, foram mortos nesta quarta-feira por um atentado ocorrido durante uma reunião do alto escalão da segurança na capital Damasco, disse a TV estatal, numa semana em que o conflito chegou definitivamente ao coração do poder no país […]
Arquivo -

O ministro de Defesa da Síria, Daoud Rajha, e seu vice, Assef Shawkat, cunhado do presidente Bashar al-Assad, foram mortos nesta quarta-feira por um atentado ocorrido durante uma reunião do alto escalão da segurança na capital Damasco, disse a TV estatal, numa semana em que o conflito chegou definitivamente ao coração do poder no país árabe.

A TV síria disse que “a explosão terrorista que teve como alvo o edifício da segurança nacional, em Damasco, ocorreu durante uma reunião de ministros e de vários chefes de agências (de segurança)”. Em uma transmissão ao vivo, a emissora anunciou ainda a “martirização do vice-ministro de Defesa, general Assef Shawkat”.

O canal libanês Al Maydeen disse que vários outros funcionários de alto escalão foram mortos no ataque, e que há batalhas acontecendo nos arredores do palácio presidencial.

Ativistas ouvidos por telefone disseram que a Guarda Republicana interditou os acessos ao hospital Shami, perto do local da explosão, na zona norte de Damasco, o que indica que há funcionários graduados entre os feridos.

Após 16 meses de revolta contra o presidente Assad, o conflito na Síria se estendeu desde domingo para a capital, e os combates se intensificaram nesta quarta-feira.

Um quartel do Exército próximo ao “Palácio do Povo” –um enorme complexo de aspecto soviético, com vista para a capital, no bairro de Dummar (zona oeste)– foi alvejado por volta de 7h30 (1h30 em ), segundo ativistas e um morador.

“Pude ouvir o som de armas de fogo pequenas e explosões ficando cada vez mais altas, vindo na direção do quartel”, disse por telefone, de Dummar, a arquiteta Yasmine.

O vídeo divulgado por ativistas parece mostrar fogo no quartel durante a noite, como resultado de um ataque de morteiros, mas moradores que firam o incêndio afirmaram não ter escutado explosões.

Dummar é uma área muito protegida, onde funcionam anexos do palácio presidencial e quartéis a poucas centenas de metros do palácio propriamente dito.

Houve confrontos durante a noite em pelo menos quatro outros bairros, habitados principalmente por muçulmanos sunitas, incluindo refugiados palestinos.

Assad e grande parte da elite governante da Síria pertencem à seita minoritária alauita, uma variação do islamismo xiita. Esse grupo domina o país desde o golpe de Estado de 1963.

Recentes deserções indicam que o regime está começando a se esfacelar. Dois generais de brigada estão entre os cerca de 600 sírios que fugiram para a Turquia durante a noite, disse uma autoridade turca na quarta-feira. Estima-se que haja agora 20 generais sírios (inclusive um da reserva) refugiados na Turquia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao tentar ultrapassagem motorista bate caminhonete em carreta na MS-276

briga

Após crise de ciúmes de Wanessa com Luan Pereira, Dado Dolabella declara: ‘somos ex’

Dupla invade casa e tenta executar homem em Ribas do Rio Pardo

Homem deixa mulher e criança na estrada ao ser flagrado com droga

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Prefeitura entrega novas viaturas e equipamentos para GCM e Defesa Civil

Últimas Notícias

Polícia

‘Estava na hora errada e com a pessoa errada’, diz irmã de baleado em atentado

O crime aconteceu nesta manhã na região do São Conrado; jovem diz que alvo dos atiradores seria outra pessoa

Cotidiano

Com romaria, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora abre festividades dos 100 anos

Caminha acontece na tarde deste sábado (23), em Campo Grande

Polícia

Casal mata homem a facadas por suposta briga de facção no Nova Campo Grande

O crime foi presenciado por moradores e pelas filhas da assassina, ambas crianças

Cotidiano

VÍDEO: De norte a sul de Campo Grande, incêndios mobilizam bombeiros e incomoda moradores

Desde a manhã deste sábado, cerca de quatro incêndios em vegetação de grandes proporções foram registrados