A derrota por nocaute no último UFC Rio, no dia 13 de outubro, foi a última na carreira do norte-americano Stephan Bonnar. O lutador anunciou que se despede dos octógonos e do MMA, depois de ser arrasado por Anderson Silva. A revelação foi feita primeiro por Dana White, em um bate-papo pela internet com fãs, e foi confirmada por Bonnar.

“Muito obrigado para cada fã de UFC aí fora! Tudo o que sempre quis foi levar a vocês um pouco de diversão. Espero ter entretido vocês. Paz, amor e violência”, disse Stephan Bonnar, em seu Twitter.

Bonnar já se considerava aposentado durante este ano, mas o convite às pressas para enfrentar Anderson Silva – campeão dos médios – em um duelo na categoria meio-pesado no Rio veio a calhar. O norte-americano havia pedido várias vezes por grandes combates no Ultimate e aceitou o desafio.

x No Rio, mesmo lutando fora de sua categoria Anderson Silva arrasou o adversário. Uma joelhada no plexo solar, ainda no primeiro round, deixou Bonnar no chão e a luta acabou mais cedo. Depois da luta, o técnico do lutador disse que seu futuro ainda seria analisado, e o norte-americano decidiu por dar adeus.

Stephan Bonnar teve a carreira marcada por ser vice-campeão da primeira edição do The Ultimate Fighter, reality show do UFC. Em 2005, ele fez a decisão contra Forrest Griffin, em um duelo emblemático para a organização. A luta foi equilibrada e sangrenta, e é considerada até hoje como uma das melhores da história e a responsável por impulsionar o crescimento do MMA nos Estados Unidos.

Após 11 anos de carreira, Stephan Bonnar se aposenta com um cartel de 15 vitórias e oito derrotas, sendo que, antes de encarar o Spider, vinha de uma série de três triunfos seguidos.