Pular para o conteúdo
Economia

Agronegócio salva o PIB do 3º trimestre

A agropecuária foi o segmento da economia que registrou o melhor desempenho no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Apesar do PIB total ter registrado apenas um ligeiro avanço de 0,6% em relação ao do segundo trimestre, a agropecuária cresceu 2,5%, seguida da indústria (1,1%). O setor de serviços ficou estável. Na […]
Arquivo -

A agropecuária foi o segmento da economia que registrou o melhor desempenho no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Apesar do PIB total ter registrado apenas um ligeiro avanço de 0,6% em relação ao do segundo trimestre, a agropecuária cresceu 2,5%, seguida da indústria (1,1%). O setor de serviços ficou estável. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a agropecuária também cresceu, atingindo um incremento de 3,6%.

Rebeca Palis, gerente de contas nacionais do , destacou que a agropecuária apresentou a maior taxa de crescimento tanto em relação ao segundo trimestre, quanto no que diz respeito ao mesmo período do ano anterior. “A colheita do café e do milho de segunda contribuiu para o desempenho do setor, influenciando positivamente no resultado do PIB”, afirmou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. As produções de café e milho cresceram, respectivamente, 14,5% e 27,1%.

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, “novamente o agro mostra sua força na economia nacional”. Segundo ele, os percentuais de crescimento devem ser ainda maiores no próximo ano, a partir das previsões de safra de grãos recorde e aumento das exportações do setor.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a próxima safra de grãos possa chegar até 181,5 milhões de toneladas. De acordo com o Mapa, além de parte da produção de grãos destinada às vendas ao comércio exterior, outro segmento que pode crescer é o de carnes, com possibilidade de elevar os embarques para destinos importantes como Japão e Rússia. Já o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, ressalvou que o crescimento do agro poderia ter sido maior se o setor recebesse mais investimentos. Ramalho citou a deficiente infraestrutura logística e as diretrizes da política energética como obstáculos à chegada de novos recursos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Três motocicletas adulteradas são apreendidas em Campo Grande

fachin

Filha de Fachin é alvo de agressões em universidade em Curitiba

Taxas futuras cedem com IBC-Br mais fraco, queda do dólar e exterior benigno

Figueirão irá desembolsar R$ 837 mil para o Rodeio Fest

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

VÍDEO: Carro pega fogo e incêndio se espalha pela vegetação às margens da MS-010

Últimas Notícias

Brasil

Moraes autoriza visita do governador de São Paulo a Jair Bolsonaro

Mais cedo, o ministro também autorizou a visita do deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE)

Trânsito

Acidente mata pai, deixa filho ferido e motorista envolvido foge sem prestar socorro

Os dois estavam em uma moto carga quando foram atropelados por um veículo

Brasil

VÍDEO: Ex-delegado-geral de São Paulo é assassinado em emboscada

Ele foi baleado em uma emboscada enquanto saía da sede da Prefeitura de Praia Grande

Polícia

‘Venha buscar seu dinheiro’, disse atirador para malabarista argentino em sinal

Segundo a policia, a vítima está há poucos meses na cidade