Pular para o conteúdo
Geral

Agronegócio salva o PIB do 3º trimestre

A agropecuária foi o segmento da economia que registrou o melhor desempenho no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Apesar do PIB total ter registrado apenas um ligeiro avanço de 0,6% em relação ao do segundo trimestre, a agropecuária cresceu 2,5%, seguida da indústria (1,1%). O setor de serviços ficou estável. Na […]
Arquivo -

A agropecuária foi o segmento da economia que registrou o melhor desempenho no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Apesar do PIB total ter registrado apenas um ligeiro avanço de 0,6% em relação ao do segundo trimestre, a agropecuária cresceu 2,5%, seguida da indústria (1,1%). O setor de serviços ficou estável. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a agropecuária também cresceu, atingindo um incremento de 3,6%.

Rebeca Palis, gerente de contas nacionais do IBGE, destacou que a agropecuária apresentou a maior taxa de crescimento tanto em relação ao segundo trimestre, quanto no que diz respeito ao mesmo período do ano anterior. “A colheita do café e do milho de segunda safra contribuiu para o desempenho do setor, influenciando positivamente no resultado do PIB”, afirmou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. As produções de café e milho cresceram, respectivamente, 14,5% e 27,1%.

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, “novamente o agro mostra sua força na economia nacional”. Segundo ele, os percentuais de crescimento devem ser ainda maiores no próximo ano, a partir das previsões de safra de grãos recorde e aumento das exportações do setor.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a próxima safra de grãos possa chegar até 181,5 milhões de toneladas. De acordo com o Mapa, além de parte da produção de grãos destinada às vendas ao comércio exterior, outro segmento que pode crescer é o de carnes, com possibilidade de elevar os embarques para destinos importantes como Japão e Rússia. Já o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, ressalvou que o crescimento do agro poderia ter sido maior se o setor recebesse mais investimentos. Ramalho citou a deficiente infraestrutura logística e as diretrizes da política energética como obstáculos à chegada de novos recursos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina