Pular para o conteúdo
Geral

Vaticano aumenta a pressão para adoção de missas em latim

O Vaticano disse a bispos católicos de todo o mundo nesta sexta-feira que eles têm que obedecer a ordem papal que permite aos padres rezar a missa em latim no estilo antigo para católicos tradicionalistas. O Vaticano emitiu uma “instrução” aos bispos seguindo o decreto papal de 2007 autorizando adoção generalizada da missa em latim, […]
Arquivo -

O Vaticano disse a bispos católicos de todo o mundo nesta sexta-feira que eles têm que obedecer a ordem papal que permite aos padres rezar a missa em latim no estilo antigo para católicos tradicionalistas.

O Vaticano emitiu uma “instrução” aos bispos seguindo o decreto papal de 2007 autorizando adoção generalizada da missa em latim, que estava em uso universalmente antes do Concilio do Vaticano de 1962-1965, que permitiu missas nas linguagens locais.

A reinstauração da missa em latim é uma das demandas dos ultra-tradicionalistas que tiveram os seus líderes excomungados em 1988, na primeira divisão da igreja na modernidade.

O papa, em um afago aos tradicionalistas, permitiu em 2007 a utilização generalizada da missa em latim, na qual o padre fica de frente para o altar e de costas para o público na maior parte da cerimônia.

Mas muitos bispos ao redor do mundo disseram, em privado, que a decisão gerou muita dor de cabeça pela pequena quantidade de padres treinados em latim e os problemas logísticos de colocar uma missa em latim na agenda das igrejas.

A instrução do departamento doutrinal do Vaticano, a Congregação pela Doutrina da Fé, deixa claro em cinco páginas que o papa exige que os bispos sigam as suas ordens.

“É a tarefa do bispo da diocese tomar todas as medidas necessárias para garantir o respeito pela ‘forma extraordinária’”, define a instrução, usando o termo em latim para a antiga liturgia.

Ainda que em uma linguagem educada e institucional, a instrução afirma que as paróquias locais precisam adicionar uma missa em latim dentro das suas agendas litúrgicas se os fiéis tradicionalistas quiserem.

Além disso, o comunicado diz que os padres precisam mostrar “um espírito de generosa boas vindas” para aqueles que querem a missa no estilo antigo e precisam “permitir esse tipo de celebração”.

O returno da missa em latim foi recebido com resistência em várias partes. A decisão também foi criticada em privada por alguns bispos que ou tomaram as decisões necessárias com muita lentidão ou as deixaram em banho-maria sob o argumento de que tinham temas mais urgentes para serem resolvidos.

A maioria dos católicos vê a missa em latim como nostálgica, rígida e algo que faz o relógio andar para trás nas reformas feitas pelo Segundo Concílio do Vaticano que, para alguns, trouxe a igreja para a modernidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inmet renova três alertas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul

Defensoria Pública de MS alerta tentativa de golpe e reforça que não cobra por serviços

ES: homem é preso após decapitar esposa e guardar cabeça dentro de armário

show

No mesmo camarote, Boiadeira de MS ‘passa reto’ e não nota Virgínia em show de Barretos

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Cliente acusa funcionário de furto e é agredido em conveniência de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Dupla invade casa e tenta executar homem em Ribas do Rio Pardo

A vítima está em estado grave; uma mulher também foi baleada

Polícia

Homem deixa mulher e criança na estrada ao ser flagrado com droga

Ao perceber que seria preso o traficante conseguiu fugir

Polícia

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Primeira informação, da Polícia Militar, informava que a vítima havia morrido no hospital

Cotidiano

Prefeitura entrega novas viaturas e equipamentos para GCM e Defesa Civil

Os equipamentos foram entregues no final da manhã deste sábado (23)