Entre os dias 24 e 28 de outubro, milhares de estudantes do ensino fundamental e médio matriculados em escolas da rede pública e privada de ensino estarão na Cidade Universitária estabelecendo contato direto com a produção científica e vivenciando as atividades dos cursos de graduação ofertados pela Instituição.

“Os estudantes irão conhecer um pouco do que é ser acadêmico e o que terá na grade curricular se cursarem aqui a sua graduação”, explica o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Henrique Mongelli.

Realizado em paralelo a Semana Nacional de Tecnologia, o UFMS de Portas Abertas integra a UFMS Profissões – a primeira edição da Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências (Fetec) e o UFMS Viva.

O UFMS Profissões trará estandes de diversos cursos nos corredores centrais dos centros de ensino. Acadêmicos de cursos das áreas de humanas e sociais, exatas e biológicas estarão à disposição dos alunos para apresentar as atividades do curso e os aspectos relacionados à futura profissão. Será um momento importante também para tirar dúvidas da comunidade sobre a atuação em cada área.

“Além dos alunos das escolas, nossos acadêmicos também ganharão em experiência e conhecimentos. Na Universidade o aprendizado é contínuo e atividades como essas proporcionam um rico intercâmbio”, pontua o professor do curso de Química e integrante da comissão organizadora, Ivo Leite.

Já a Fetec tem como objetivo expor e escolher os melhores trabalhos realizados por alunos do ensino fundamental e médio do Estado. A Feira acontecerá nas quadras cobertas e tem como objetivo estimular novas vocações por meio da realização de projetos inovadores. Os melhores trabalhos serão premiados no dia 27 de outubro.

“Todos os participantes e suas escolas receberão certificados. Serão premiados os três primeiros colocados com projetos individuais e os três primeiros com projetos em grupo de até três pessoas. Haverá também premiação para a melhor apresentação oral, melhor banner e melhor diário de campo, que são os três elementos necessários para que os alunos participassem da feira”, explica a acadêmica de Ciências Sociais Kátia Viviane da Silva, que co-orienta projetos e participa da organização da Fetec.

Ensino, pesquisa e extensão também serão enfocados no UFMS Viva. As unidades 6 e 7 estarão repletas de atividades nas salas de aula realizadas pelos diferentes cursos de graduação.

Além disso, nos estandes, os alunos também poderão agendar visitas monitoradas aos laboratórios dos centros de ensino e participar também de oficinas sobre temas variados.

Cultura

Durante toda a semana, os visitantes serão brindados com apresentações artístico-culturais, trata-se do Portal Cultural. As atividades englobam apresentações de stand up, teatro, dança do ventre, dança contemporânea, danças regionais, sapateado americano, música e dabke (dança folclórica árabe), e acontecerão no corredor central em frente ao banco Sicredi.

Confira a programação completa do UFMS de Portas Abertas e da 1ª Fetec MS no site www.ufms.br.