O evento começa nesta sexta-feira (02) e prossegue até domingo (04) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco

A equipe contratada pelo Sesi já iniciou a montagem da estrutura para as apresentações do Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), que será realizado de sexta-feira (02) a domingo (04) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. De acordo com um dos produtores do evento, José Mario Lorena, a montagem será finalizada até quinta-feira (01), quando, no período da noite, está programado um ensaio geral para a verificação do palco e do cenário.

Ele explica que 400 pessoas de Campo Grande trabalham na montagem da estrutura, além de 12 produtores do evento e outras 42 pessoas, entre técnicos de montagem, som e luz. “Cada espaço é diferenciado, mas o que demora mais é a parte de acabamento do espaço e cenografia”, explicou. Este ano a expectativa é de que 15 mil pessoas compareçam ao Albano Franco durante os três dias de evento gratuito.

Segundo Gisele Freire, técnica da área de lazer do Sesi, este ano o público poderá contar com apresentações de companhias do Brasil e mais seis países – Holanda, Itália, Argentina, França, Espanha e Bélgica. “Também teremos as apresentações de Naná Vasconcelos e do Otto, que com certeza vão encantar o público”, adiantou. Ao todo serão mais de 60 espetáculos simultâneos. “Trata-se de um evento inovador, que surpreende pela qualidade do conteúdo e cenografia, além de exposição fotográfica”, disse.

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, origem da maior parte das companhias cênicas. Neste ano, os organizadores trazem duas atrações especiais, as apresentações de Naná Vasconcelos e Otto. O primeiro fará três apresentações com o grupo teatral XPTO, de São Paulo (SP), sendo a primeira às 17h40 de sexta-feira (02/12), a segunda às 16 horas de sábado (03/12) e a última às 16 horas de domingo (04/12), enquanto Otto vai apresentar o espetáculo “Certa manhã acordei de sonhos intranquilos”, às 20h40 de sábado (03/12).

Serviço

O Fito será realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, sempre a partir das 16 horas