Geral

Sarney se refere a Dilma como ‘presidente’ e é advertido por Marta

A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), provocou constrangimento nos colegas, durante a sessão desta terça-feira (8), ao corrigir o presidente José Sarney (PMDB-AP), que utilizou o termo “presidente” para se referir a Dilma Rousseff. Sarney fazia uso do microfone e, depois de repetir “presidente Dilma” seguidas vezes, ouviu Marta assumir o microfone do plenário. […]

Arquivo Publicado em 09/02/2011, às 01h15

None

A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), provocou constrangimento nos colegas, durante a sessão desta terça-feira (8), ao corrigir o presidente José Sarney (PMDB-AP), que utilizou o termo “presidente” para se referir a Dilma Rousseff.


Sarney fazia uso do microfone e, depois de repetir “presidente Dilma” seguidas vezes, ouviu Marta assumir o microfone do plenário. “Pela ordem, senhor presidente. ‘Presidenta da República’”, advertiu Marta.


Prestes a completar 81 anos, o presidente do Senado e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) respondeu à senadora.


“Muito obrigado a Vossa Excelência, mas sempre estou usando a fórmula francesa: ‘madame le président’. Todas as duas são corretas, senadora, gramaticalmente”, argumentou Sarney.


Alguns senadores que acompanhavam o debate no plenário chegaram a esboçar sorrisos diante da resposta de Sarney. Marta não rebateu Sarney.


Por determinação de Dilma, a expressão “presidenta” foi adotada em documentos oficiais e nas manifestações de integrantes do governo.

Jornal Midiamax