Pular para o conteúdo
Geral

Santa Casa precisa de sangues dos tipos “B” e “O” negativos

Os sangues do tipo “B” negativo e “O” negativo são os que mais fazem falta no estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Campo Grande. Outra vez o maior hospital de Mato Grosso do Sul pede socorro aos doadores de sangue, pois a ausência desses tipos sanguíneos prejudica o atendimento de urgência e […]
Arquivo -

Os sangues do tipo “B” negativo e “O” negativo são os que mais fazem falta no estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de . Outra vez o maior hospital de Mato Grosso do Sul pede socorro aos doadores de sangue, pois a ausência desses tipos sanguíneos prejudica o atendimento de urgência e emergência no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico do hospital, que precisam estar abastecidos.

Em média são registrados 45 doadores diariamente para atender somente a Santa Casa da capital, número relativamente pequeno, segundo informações do setor. São retirados em média 400 milímetros, menos de meio litro de sangue por doador.

Agora menores de idade, a partir dos 16 anos, podem doar com autorização dos pais, após nova portaria estabelecida pelo Ministério da Saúde. A nova regulação atende idosos de até 65 anos de idade, e ainda qualquer espécie de orientação sexual, quando anteriormente pessoas declaradas homossexuais eram barradas. O Banco de Sangue da

Santa Casa também atende as necessidades especiais de portadores de deficiência física. Antes da coleta de sangue, o doador é submetido à entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação.

É necessário pesar acima de 50 kg; se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos três meses de parto; não ter contraído Hepatite após os dez anos de idade; não tido contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas; não tido malária ou em região da doença nos últimos seis meses.

É importante também não sofrer de Epilepsia, Sífilis, Diabetes; não ter tatuagens recentes (menos de um ano); se não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos dez anos; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação; estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço; dormir pelo menos seis horas nas 24 horas que antecedem a doação.

Após cada doação são realizados testes sorológicos para Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II, pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares, teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr ( D,C,E.c,e), Fenotipagem de outros sistemas e tipagem sangüínea ABO e Rh.

O cadastro para novos doadores e os procedimentos de exames são feitos rapidamente no Banco de Sangue da Santa Casa de Campo Grande. O atendimento no local é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h às 17h e aos sábados das 8h às 11h, na rua Eduardo Santos Pereira, nº 88, esquina com a Rua 13 de Maio, na parte externa da instituição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Esportes

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Depois do contundente 8 a 0 sobre o Vitória, a torcida do Flamengo esperava nova exibição contra o oscilante Grêmio neste domingo, no Maracanã. Mas a equipe gaúcha resistiu e arrancou um empate, por 1 a 1, com gol do goleiro Tiago Volpi

Trânsito

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Idoso morreu após 35 dias de internação em Campo Grande

Polícia

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

A investigação apontou que donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes da facção