O caso foi denunciado no Ministério Público Estadual no ano passado. Prefeito atual assumiu o cargo após o eleito ser afastado por decisão judicial.

O suposto uso de patrimônio público por parte do prefeito de Corguinho em benefício próprio, no ano passado, motivou o vereador Eriosvaldo Batista de Souza Forte (PRB) a denunciar o caso ao Ministério Público Estadual. Teófilo Massi (PDT) teria utilizado uma betoneira na construção de sua casa no centro da cidade.

A denúncia foi encaminhada em outubro de 2010 à promotoria de justiça da comarca de Rio Negro, a 50 quilômetros de Corguinho. As fotografias do maquinário feitas no local da obra mostram o selo de patrimônio da Prefeitura Municipal.

De acordo com Eriosvaldo, a situação é preocupante pois o prefeito não tem atendido às indicações dos vereadores para obras e reparos no município, como tapa-buracos nas ruas e patrolamento das ruas de terra e estradas vicinais.

A Câmara ainda está em recesso mas reabre na próxima sexta-feira (18). Na retomada, os vereadores de oposição – que são maioria – prometem dar trabalho a Massi. “Tem muita coisa irregular na cidade, e o prefeito é difícil de lidar”, justificou o vereador.

A promotora responsável por apurar as supostas irregularidades é Angélica de Andrade Arruda. Por meio da assessoria, confirmou ter recebido a denúncia e informou que o vereador havia se comprometido a apresentar testemunhas para narrar os fatos, mas até agora isso não foi feito. Embora as fotos sejam um indício, é necessário embasar a denúncia em novos relatos para subsidiar uma eventual ação, disse a promotora.

Procurado pela reportagem para comentar as denúncias, Teófilo Massi não foi encontrado nem retornou as ligações. O prefeito assumiu o cargo em março de 2009 depois que o antecessor, Ubaldo (PP), foi afastado por decisão judicial.