Começa nesta segunda-feira (21) a sétima edição do Programa Social Povo das Águas, iniciativa da Prefeitura de Corumbá destinada ao atendimento da população ribeirinha do Pantanal. A primeira ação de 2011 será voltada aos moradores da região do Paiaguás, ao longo do curso do Rio Taquari. A equipe coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e formada por técnicos e especialistas da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação embarca na tarde desta segunda-feira no Porto Geral.

Já na manhã seguinte, o grupo estará no Corixão. Divididas em duas frentes, as equipes atendem no Capão Bonito (casa do Jefferson Foca) e no Cedrinho (Porto Acurizal), das 8h às 16 horas. Na quarta-feira (23), os trabalhos prosseguem no Porto Sant’Anna (Colônia Cedro) e no Porto Sagrado (Colônia São Domingos), também das 8h às 16 horas. Fechando a sétima edição do Povo das Águas, as famílias do São Domingos e do Bracinho recebem o atendimento da Prefeitura na quinta-feira (24), no Porto Figueira e Porto Rolon, respectivamente, ambos das 8h às 16 horas.

O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e oferece atendimento social e de saúde aos ribeirinhos. Além de assistência médica, odontológica, social e educacional, a ação também contempla os moradores da região do Taquari com a entrega de itens de primeira necessidade, como cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos e roupas. Por meio da iniciativa, a Prefeitura vai prestar assistência de forma mais específica às famílias afetadas pela cheia deste ano no Rio Paraguai e seus afluentes.