Pular para o conteúdo
Geral

Otan diz estar pronta para integrar zona de exclusão aérea na Líbia

A Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou nesta terça-feira (22) estar pronta para contribuir com a zona de exclusão aérea determinada por uma resolução da ONU sobre o território da Líbia, segundo o secretário-geral da Aliança, Anders Fogh Rasmussen. Segundo ele, a Otan finalizou o seu plano de operação, mas ainda não sabe […]
Arquivo -

A Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou nesta terça-feira (22) estar pronta para contribuir com a zona de exclusão aérea determinada por uma resolução da ONU sobre o território da Líbia, segundo o secretário-geral da Aliança, Anders Fogh Rasmussen. Segundo ele, a Otan finalizou o seu plano de operação, mas ainda não sabe se ele será colocado em prática.

“A Otan finalizou seus planos militares para ajudar a impor a zona de exclusão aérea”, uma missão que agora estão nas mãos de uma coalizão liderada por Estados Unidos, França e Reino Unidos, segundo informou Rasmussen em comunicado.

A divulgação, segundo fontes diplomáticas, significa que a Turquia, país membro da Otan, suspendeu suas objeções de participar desta operação, a que se opunha por temor de provocar vítimas civis.

A Otan é uma aliança política e militar formada por 28 países-membros que buscam garantir a paz e a segurança regional. Foi criada em 1949, durante o contexto da Guerra Fria, em contraposição ao Pacto de Varsóvia, que reunia países socialistas do leste europeu e a União Soviética.

Contudo, Rasmussen confirmou que os países membros da Otan garantiram que irão velar para o cumprimento do embargo de armas imposto ao governo líbio pelo Conselho de Segurança da ONU. “A Otan decidiu se empenhar para implementar o embargo de armas pelo mar”, indicaram fontes diplomáticas. Segundo Rasmussen, o almirante Stavridis, comandante das operações, “mobiliza barcos e aviões” para inspecionar navios suspeitos, caso seja necessário.

Nesta terça-feira, o governo francês afirmou que uma intervenção terrestre está totalmente fora dos planos da coalizão. Segundo o primeiro-ministro francês, Francois Fillon, uma “força de ocupação terreste” sobre a Líbia “foi completamente excluída”, revelando que caças franceses começaram a fazer voos de reconhecimento sobre a Líbia há mais tempo do que se imaginava, em 4 de março.

Em entrevista, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, demonstrou oposição à Otan assumir o controle militar da operação sobre a Líbia, afirmando que a mudança transmitiria uma mensagem ruim para as nações árabes. Uma fonte diplomática francesa disse que ainda está em estudo como a Otan irá se envolver na missão sem assumir a liderança das operações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ceará se reabilita e impõe a sexta derrota consecutiva ao Red Bull Bragantino no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Caminhão carregado de milho tomba e motorista morre na MS-162

Incêndio destrói cozinha comunitária de projeto social em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS admite que empreiteira iniciou obras antes de licitação de R$ 700 mil

Restaurante interditado pela Vigilância Sanitária gera debate e deixa amantes de sushi em alerta

Durante perseguição, homem perde controle de Voyage roubado e capota no Lageado

Inscrições em processo seletivo da Suzano encerram domingo

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense supera Fortaleza com brilho de Serna e Fábio bate recorde de jogos

Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta o Red Bull Bragantino. Já o Fortaleza recebe o Mirassol

Le Blog Maria Antonia

Rodrigo Santoro recebe Kikito de Cristal no Festival de Gramado

O ator Rodrigo Santoro foi o grande homenageado da abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta sexta-feira (15), no tradicional Palácio dos Festivais. Reconhecido por sua sólida trajetória nacional e internacional, ele recebeu o Kikito de Cristal, prêmio concedido a artistas que marcaram a história do cinema. A honraria chega em um … Continued

Le Blog Maria Antonia

Histórico: Palestina terá sua primeira representante no Miss Universo

“Somos mais que nosso sofrimento” — foi com essa mensagem que a modelo Nadeen Ayoub marcou sua estreia como a primeira representante da Palestina no Miss Universo 2025. O anúncio histórico foi feito nesta semana, pelas redes sociais, e emocionou milhares de pessoas ao redor do mundo. “Tenho a honra de anunciar que, pela primeira … Continued

Polícia

Polícia encontra pé de maconha em residência e morador vai preso em Dois Irmãos do Buriti

O pé de maconha estava plantado no quintal da residência