Pelo menos 44 pessoas já morreram por causa do terremoto de 8,9 graus de magnitude e do tsunami que atingiram a costa do Japão na madrugada desta sexta-feira, segundo a Agência Reuters.

O maior terremoto já ocorrido em 140 anos de medições atingiu a costa do arquipélago, provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho, incluindo casas, navios, carros e estruturas agrícolas em chamas.

A Cruz Vermelha disse em Genebra que a parede de água é mais alta do que algumas ilhas do ífico, e um alerta de tsunami foi emitido para toda a bacia do oceano, com exceção do Canadá e da parte continental dos Estados Unidos.

A Indonésia, Taiwan, o Estado norte-americano do Havaí e as Filipinas, entre outros, determinaram a desocupação de áreas costeiras.

Filipinas, Taiwan e Indonésia emitiram alertas de tsunami, reavivando a lembrança do gigantesco maremoto que atingiu a Ásia em dezembro de 2004. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico advertiu sobre riscos em países tão distantes quanto , Chile e Peru, no outro lado do Pacífico.