O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura lança na próxima quinta-feira (04/08) o 15º volume da Série “Eu Sou História”. O evento será no auditório Acyr Vaz Guimarães, na Avenida Calógeras, 3.000 (em frente à antiga Estação Ferroviária) às 18h e é aberto ao público.
Trata-se do livro “Baiano Pipoqueiro”, que relata um pouco da vida de mais um personagem do cotidiano de Campo Grande. Baiano foi um imigrante nordestino que se estabeleceu na Capital e em 1972 começou a vender pipocas em frente ao Colégio Auxiliadora. Em algum tempo expandiu seu negócio passando a frequentar outros pontos da cidade.
Com a atividade o Baiano Pipoqueiro conseguiu adquirir sua casa e constituir seu patrimônio familiar, além de passar a ser ator do cotidiano de muitos campo-grandenses de seu tempo.
Segundo o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Hildebrando Campestrini, a Série tem o objetivo de “resgatar e registrar a visão do homem comum sobre o cenário que vive”. Assim, além da homenagem aos personagens ditos “comuns” do cotidiano, registra-se também parte da história sob diferentes pontos de vista.
A Série está aberta a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, mas tem ocorrido com mais intensidade em Campo Grande. A única obra de fora de Campo Grande publicada pela Série até o momento é “Izulina Xavier” de Corumbá.