O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) não irá funcionar amanhã (1º) devido ao decreto de luto oficial de três dias e ponto facultativo nas repartições públicas estaduais em razão do falecimento da ex-deputada e conselheira do Tribunal de Contas, Celina Martins Jallad.

De acordo com a assessoria do Hemosul, o expediente retorna normalmente na quarta-feira (2) no período das 7h às 17h. Com a proximidade do carnaval, o Hemosul reforça a importância da doação e espera contar com a solidariedade de doadores e novos voluntários. Por enquanto, o estoque do centro de hematologia está precisando da tipagem sanguínea AB positivo.

Doação

O Hemosul tem no cadastro cerca de 90 mil doadores, porém novos voluntários são sempre bem-vindos, principalmente quando há falta de sangue no estoque. O voluntário que deseja contribuir precisa ter idade entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde, bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar portando algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação).

Antes da doação, o voluntário passa por uma pré-triagem, passando por um questionário sobre seu histórico de saúde e a coleta de sangue para exames preliminares. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses, mulheres doam até três vezes por ano, com intervalos de três meses a cada doação.

Em Campo Grande, o Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1500.