Geral

Guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado” será lançado em Miranda

Será lançado em março o guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado”, criado para atender apaixonados pela observação de aves. O livro reúne uma rica ilustração de todas as espécies que habitam o Pantanal e Cerrado brasileiro. Com 336 páginas e 740 espécies de pássaros, o guia é um produto inédito, fruto do envolvimento dos […]

Arquivo Publicado em 26/02/2011, às 13h18

None

Será lançado em março o guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado”, criado para atender apaixonados pela observação de aves. O livro reúne uma rica ilustração de todas as espécies que habitam o Pantanal e Cerrado brasileiro. Com 336 páginas e 740 espécies de pássaros, o guia é um produto inédito, fruto do envolvimento dos maiores especialistas sobre a fauna da região e de alguns dos melhores ilustradores de pássaros do mundo, auxiliados por cartógrafos de renomada experiência.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) através da diretora-presidente, Nilde Brun, participa do lançamento e será parceira na divulgação do livro. Ela considera positiva a realização do Workshop com o lançamento da publicação na região do Pantanal, já que inúmeros especialistas, fotógrafos e observadores de aves escolhem a região para estudar e trabalhar sobre as espécies. “O workshop será uma oportunidade ímpar para a qualificação de monitores e guias ambientais. Com o lançamento do livro vamos divulgar nossa rica reserva de aves do Pantanal”, diz.

O guia será oficialmente lançado no workshop da Wildelife Conservation Society (WCS) de New York, que acontece de 28 a 31 de março, na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal, no município de Miranda.

Aves do Brasil

Para facilitar o uso em campo, o guia é compacto e cabe em bolsas e daypacks. As primeiras 50 páginas apresentam dados de conservação dos biomas Pantanal e Cerrado, e a importância que as aves têm nessa proteção. O restante do Guia tem seções para identificar as aves de cada espécie. Praticamente todas as espécies de aves do Pantanal e Cerrado, além das migratórias regulares, estão ilustradas em cores e com textos individuais ao lado, para facilitar a consulta. As espécies ameaçadas ou importantes para a conservação ganham destaque.

Ilustrado com mapas de última geração, com descrições de ambientes típicos da região, relação das áreas de alta importância para o meio ambiente e propostas de ação efetiva, o guia Aves do Brasil não tem apenas um valor descritivo ou informativo, mas também propostas concretas para a conservação de áreas relevantes da biodiversidade da região. Os autores do livro são: John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. Produzido dentro do “Projeto Aves do Brasil”, este é o primeiro volume de uma série de guias regionais produzidos pela WCS Brasil.

Jornal Midiamax