Pular para o conteúdo
Geral

Guaranis Kaiowás recebe prêmio nesta sexta-feira, na UFGD

Há 16 anos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República premia entidades e pessoas que trabalham na promoção e defesa dos direitos de pessoas ou grupos sociais em situação de risco. Em 2010, o Governo Federal ofereceu o Prêmio “Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas” ao Aty Guassu, o conselho dos povos Guarani […]
Arquivo -

Há 16 anos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República premia entidades e pessoas que trabalham na promoção e defesa dos direitos de pessoas ou grupos sociais em situação de risco.

Em 2010, o Governo Federal ofereceu o Prêmio “Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas” ao Aty Guassu, o conselho dos povos Guarani Kaiowá da região que compreendemos como Sul do Mato Grosso do Sul e proximidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi quem entregou a premiação aos representantes do Aty Guassu, que foram à Brasília no dia 10 de dezembro de 2010.

Nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, haverá uma nova cerimônia de premiação, desta vez na Universidade Federal da Grande (UFGD), onde o Povo Guarani Kaiowá poderá estar presente para sentir-se homenageado.

Segundo a própria Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, “o prêmio, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo governo federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade”.

Conforme Peralta, um dos representantes do Povo Guarani Kaiowá presente na premiação realizada em Brasília, “este prêmio está sendo concedido a todas as comunidades do nosso povo. A importância desse prêmio é o reconhecimento de nossas lutas, especialmente pela terra e nossos direitos”.

Ao longo de 16 anos de existência, o Prêmio Direitos Humanos já foi concedido a diversas pessoas e instituições. Entre as personalidades e entidades premiadas estão: Herbert de Souza, o Betinho; o projeto social AfroReggae; o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns; a novelista Glória Perez e o padre Júlio Lancelotti, entre outros.

O evento

A entrega oficial do “Prêmio Direitos Humanos categoria Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas” será hoje, às 19h30, na Unidade I da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes Nº 1761, Vila Progresso, Dourados – MS. O evento será no auditório, cuja entrada fica pela lateral do prédio da reitoria, na rua Gustavo Adolfo Pavel.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump defende Bolsonaro e diz que Brasil é um dos ‘piores parceiros comerciais’

Foto: Divulgação

Anatel retira obrigatoriedade de prefixo 0303 para ligações de telemarketing

Em média, 141 pessoas trocam de nome por ano em MS em cartórios de registro civil

Prefeitura adia o ‘Centro em Ação’, evento que iria discutir melhorias para a região central da Capital

Notícias mais lidas agora

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro ganha contrato de R$ 15 milhões na Agesul

Empresário que mora no Damha e tem cavalos de R$ 200 mil é ‘cabeça’ de quadrilha alvo da PF

TAJ Condomínio Resort chega em Campo Grande com conceito de ‘férias para vida toda’

Pesquisa “Cultura nas Capitais” que revela panorama cultural da cidade será apresentada dia 20

Últimas Notícias

Cotidiano

UFMS promove coleta de lixo eletrônico com foco em prática acadêmica e sustentabilidade

Materiais entregues na Universidade são avaliados para possível conserto ou para destinação correta em caso de necessidade de descarte

Transparência

Câmara em MS com quase todos os servidores recebendo adicional entra na mira do MP

Inquérito quer saber justificativas para vantagens

Polícia

Suspeito pela morte de jovem encontrada em matagal pode estar escondido na Bolívia

O corpo da jovem foi encontrado em um matagal na manhã da última segunda-feira (11), na rua Ceará, próximo ao anel viário, em Corumbá

Cotidiano

Duas semanas após incêndio de grandes proporções, fumaça volta a tomar conta de aterro do Jardim Noroeste

No último dia 31, incêndio consumiu mais de 12 hectares da área, com labaredas de mais de 10 metros de altura