Filmes de 7 países latino-americanos disputarão Festival de Gramado

Filmes do México, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Chile, Peru e Argentina disputarão neste ano o título de Melhor Filme Estrangeiro do Festival de Gramado, a principal competição e mostra cinematográfica do Brasil, anunciaram nesta segunda-feira os organizadores. Além das sete produções estrangeiras selecionadas dentre 75 inscritas, os organizadores do Festival de Grama…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Filmes do México, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Chile, Peru e Argentina disputarão neste ano o título de Melhor Filme Estrangeiro do Festival de Gramado, a principal competição e mostra cinematográfica do Brasil, anunciaram nesta segunda-feira os organizadores.

Além das sete produções estrangeiras selecionadas dentre 75 inscritas, os organizadores do Festival de Gramado, cuja 39ª edição será realizada entre 5 e 13 de agosto, também anunciaram os 7 filmes que disputarão o título a Melhor Filme brasileiro (dentre 105 inscritos) e os 16 indicados ao prêmio de Melhor Curta nacional.

Os filmes estrangeiros em competição são “A tiro de pedra”, de Sebastian Hiriat (México); “El casamiento”, de Aldo Garay (Uruguai); “Garcia”, de Jose Luis Rugeles (Colômbia); “Jean Gentil”, de Laura A. Guzmán e Israel Cárdenas (República Dominicana, México e Alemanha); “La lección de pintura”, de Pablo Perelman (Chile); “Las malas intenciones”, de Rosario Garcia Montero (Peru, Alemanha e Argentina); “Medianeras”, de Gustavo Taretto (Argentina, Espanha e Alemanha).

A maioria dos sete filmes selecionados para o festival brasileiro já passaram nos últimos meses por diferentes eventos cinematográficos europeus e americanos.

Os filmes que disputarão o título de Melhor Filme nacional neste ano em Gramado são “O carteiro”, de Reginaldo Faria; “País do desejo”, de Paulo Caldas; “Ponto final”, de Marcelo Taranto; e “Riscado”, de Gustavo Pizzi; além dos documentários “As hiper mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro; “Olhe pra mim de novo”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman; e “Uma longa viagem”, de Lúcia Murat.

Segundo os organizadores, com 180 longas-metragens e 323 curtas-metragens inscritos, o número de produções interessadas em disputar o Festival de Gramado deste ano foi em 45% superior ao de 2010.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)