Pular para o conteúdo
Geral

Família Schürmann planeja enviar robô para analisar submarino alemão

A equipe comandada pela família Schürmann que encontrou na última quinta-feira (14), em Santa Catarina, o submarino alemão da Segunda Guerra U-513, conhecido como Lobo Solitário, contou que a nova etapa da expedição é enviar um robô a 135 metros de profundidade para filmar e talvez até entrar no navio, com o objetivo de descobrir […]
Arquivo -

A equipe comandada pela família Schürmann que encontrou na última quinta-feira (14), em Santa Catarina, o submarino alemão da Segunda Guerra U-513, conhecido como Lobo Solitário, contou que a nova etapa da expedição é enviar um robô a 135 metros de profundidade para filmar e talvez até entrar no navio, com o objetivo de descobrir quais segredos guarda essa relíquia mundial.

O Lobo Solitário passou os últimos 68 anos intocado no fundo do mar e foi localizado a 85 quilômetros ao leste de Florianópolis, mas o ponto exato é sigiloso. “Temos um tesouro histórico, fantástico, e é exatamente por isso que estamos guardando a posição a sete chaves, para ninguém tocar nele até podermos registrar as primeiras imagens oculares”, explicou o filho e cineasta David Schürmann.

A família Schürmann já deu duas voltas ao mundo a bordo do veleiro Aysso, mas desta vez teve que se aventurar também por terra e ar, durante dois anos. “Andamos muito de avião e carro. Fomos para os Estados Unidos, onde fizemos uma pesquisa bem extensa nos arquivos secretos de guerra, e para a Alemanha, onde visitamos o Museu U-Boat para ver tudo o que havia”, contou a matriarca Heloísa Schürmann.

De acordo com ela, as pesquisas foram muito importantes para a descoberta do diário de bordo do navio que resgatou os sobreviventes do submarino. A partir daí, foi possível ter uma ideia de onde estava o U-513.

O desafio incluiu vasculhar o submarino por uma área de 200 quilômetros quadrados, o que exigiu muita pesquisa, paciência e tecnologia. Foram usados equipamentos como um magnetômetro, que identifica objetos de metal e dimensiona o tamanho e o peso exatos deles, e um sonar de varredura, que emite sons e capta o eco para formar uma espécie de ultrassom.

Segundo o oceanógrafo Lindino Benedette, pela leitura do magnetômetro foi calculado um objeto com peso entre 600 quilos e uma tonelada. “O submarino alemão tem exatamente 760 toneladas, então esse foi o primeiro indício para o achado”, disse.

Histórico do naufrágio

Durante a Segunda Guerra, dez submarinos alemães e um italiano foram bombardeados e afundaram no litoral brasileiro. O Lobo Solitário foi o primeiro e único encontrado até hoje.

Em junho de 1943, o U-513 patrulhava a rota Buenos Aires- com a missão de afundar qualquer navio aliado. Dentro dele, havia 53 tripulantes, 22 torpedos e 44 minas. O submarino alemão tinha a fama de aterrorizar navios mercantes. Só na costa do Brasil, em menos de um mês, torpedeou e afundou três embarcações.

Em 19 de julho de 1943, um hidroavião americano decolou junto à costa de Florianópolis para localizar e abater o inimigo. Por horas, nada foi encontrado, até que, às 15h30, o piloto percebeu um ponto em alto-mar. Era o submarino, que navegava na superfície, e começou, então, um ataque antiaéreo.

Em uma atitude quase kamikaze, o avião deu um rasante a apenas 15 metros de altura e soltou seis bombas de 225 quilos cada. O choque levantou uma parede d’água no mar.

Duas bombas acertaram em cheio o casco do Lobo Solitário, que afundou em poucos minutos. Apenas sete tripulantes que estavam no convés sobreviveram, graças a um bote lançado pelo próprio avião que fez o ataque.

“Muita gente não imaginava que isso aconteceu efetivamente e que havia uma estratégia de guerra global. Isso incluía o patrulhamento da nossa costa e de toda essa região que era rota de passagem de navios com mantimentos, matéria-prima e uma série de materiais que eram importantes para os aliados”, disse o jornalista e pesquisador Roberto Sander, autor do livro “O Brasil na mira de Hitler – A História do afundamento de navios brasileiros pelos nazistas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios