A ação é realizada pelas equipes da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul)
Em meia hora de blitz realizada na manhã de hoje na Via Park, próximo da Avenida Mato Grosso, no bairro Vivendas do Bosque – região nordeste de Campo Grande, equipes da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) flagraram sete condutores em situação de imprudência. Sendo três por falta de CNH (carteira Nacional de Habilitação), três por atraso de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e um por categoria diferente do veículo que estava sendo dirigido.
Os condutores foram multados e os veículos apreendidos. Eles serão encaminhados ao pátio do Detran/MS ou poderão sair do local, sendo dirigido por algum habilitado, dependendo do tipo da infração, informou os militares da Ciptran.
Além disso, a blitz conta com o apoio de um veículo, preparado com uma câmara, chamado de “ViaPK”. No tempo de ¼ de segundo, o equipamento é capaz de “ler” a placa de qualquer veículo e a situação que ele se encontra no sistema do Departamento de Trânsito, e se há algum tipo de irregularidade.
“Nosso papel é atuar juntamente com a PM (Polícia Militar). A gente não multa ninguém, apenas verificamos a situação que se encontra quaisquer tipos de veículos junto ao registro do Detran/MS e repassamos aos policiais via rádio. Eles que têm a função de parar e comprovar a situação, e por conseqüência, caso comprove a irregularidade, autuar o motorista”, explica o operador de ViaPK, Gilson Gama.
Ele conta que há cinco veículos munidos com este tipo de equipamento. “Trabalhamos sempre em blitz e viajamos o Estado todo para desempenhar este trabalho”.
As imagens registradas pela câmera ficam a disposição do Departamento de Trânsito para comprovação de que houve uma infração cometida pelo condutor autuado. Nela tem o local, a data e horário.
Nos próximos quinze dias, a contar de hoje, a Ciptran em parceria com o Detran/MS devem realizar 30 blitze, sendo duas por dias, em horários e locais definidos no momento. Na tarde de hoje, haverá outra fiscalização, sendo na região sul de Campo Grande.