Pular para o conteúdo
Geral

Especialista diz que pode continuar faltando etanol até 2014

Até a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai continuar enfrentando problemas de desabastecimento de etanol. Essa é a opinião do engenheiro agrônomo Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), que coordena um grupo de estudos sobre cana-de-açúcar. Em entrevista […]
Arquivo -

Até a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai continuar enfrentando problemas de desabastecimento de etanol. Essa é a opinião do engenheiro agrônomo Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de (USP), que coordena um grupo de estudos sobre cana-de-açúcar.

Em entrevista à Agência Brasil, Beauclair disse que a produção de etanol não consegue atender ao mercado e que investimentos no setor, mesmo se forem feitos e ampliados imediatamente, só começarão a dar retorno em, no mínimo, três anos. “Infelizmente, não há solução a curto prazo. Não se soluciona essa situação em menos de um ano. A normalização [do abastecimento do mercado], se medidas forem tomadas imediatamente, viria a ocorrer nos próximos três ou quatro anos. Possivelmente, nas Olimpíadas [de 2016, no ] estaríamos com uma situação melhor. Mas até a Copa do Mundo de 2014 nós vamos ter esse problema”, disse o professor. Ele ressaltou que a necessidade é de “investimentos pesados” para que, no prazo mínimo de quatro anos, o Brasil possa exportar etanol.

Para este ano, a estimativa do professor é que volte a faltar combustível. “O etanol poderia estar agora com maior pressão de oferta, já que estamos em plena safra. No entanto, isso não está acontecendo. Já está havendo estocagem do produto para a entressafra. Esses preços devem se manter durante o ano inteiro. Não vai voltar mais a R$1,10 [por litro] ou R$ 1,20 justamente para inibir um pouco essa demanda e permitir que haja estocagem. Mas, ainda assim, nas minhas contas, vai faltar cana e, faltando cana, vai faltar etanol”.

A solução para o setor, de acordo com o acadêmico, passa pela ampliação dos investimentos no setor sucroalcooleiro e por uma política pública energética para atrair o investidor. “Se o desejo é que a oferta aumente, é preciso criar condições para que as pessoas que têm capital se decidam a colocar esse dinheiro no setor de produção”, explicou.

A estimativa da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) é que a produção de açúcar deve atingir 32,38 milhões de toneladas na safra atual (2011/2012), queda de 3,35% em comparação à safra passada. A produção de etanol deve atingir 22,54 bilhões de litros, queda de 11,19% sobre os 25,38 bilhões de litros destilados na safra anterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

Partida foi pela 22ª rodada do Brasileirão, última antes da pausa para a Data Fifa

Cotidiano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Caçambas serão colocadas em pontos diferentes de dois bairros

Brasil

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Ministro reconheceu os prejuízos dos Correios como o caso mais delicado

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro