Entidades civis de Maracaju lançaram nesta quarta-feira (19), o movimento Transparência Maracaju, que tem à frente o empresário e pré-candidato Dulcimar Cofferi () e conta com a participação do vice-prefeito Alberto (PT), empresários, profissionais liberais, OAB/Maracaju, Associações, Sindicatos, Conselho de Pastores e políticos do município.

Dulcimar Cofferi abriu a reunião discorrendo sobre a importância de fortalecer a sociedade para que, de forma organizada, possa cobrar transparência na administração e aplicação dos recursos públicos.

Os representantes demonstraram preocupação com a crise que ronda as finanças municipais, pois a arrecadação gira em torno de R$ 7 milhões mensais. Carlos Renato, representante dos funcionários públicos lembrou que, em função de atrasos nos repasses dos descontos de empréstimos em folha, muitos foram negativados no Serasa, além de não haver sido solucionado o reajuste (retroativo) dos professores da rede municipal. “Tenho quatro representações no Ministério Público vamos juntar documentos para entrar na justiça pedir a reparação de danos morais dos funcionários que tiveram os nomes negativados,” disse.

O vice-prefeito Alberto do PT, que deixou a administração municipal, observa que a formalização e reconhecimento do movimento não tem conotação política, visa apenas analisar e acompanhar o gerenciamento operacional do município e exigir ações que objetivem seu fortalecimento, “a sociedade tem poderes para requerer seus direitos, juntos o interesse maior é a nossa cidade Maracaju,” finalizou.