A presidenta da República, Dilma Rousseff, chegou há pouco ao Congresso Nacional, acompanhada do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio para a acompanhar a cerimônia dos trabalhos da 54ª legislatura. Ela foi recepcionada, no Salão Negro, pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

A entrada da presidenta no Salão Negro do Congresso foi tumultuada. No trajeto até o plenário, ela foi interrompida várias vezes por populares, parou para abraçá-los e recebeu flores. Várias pessoas a aplaudiram.

Já no plenário, Dilma recebeu os cumprimentos de parlamentares da base e da oposição. Em seguida, o presidente do Senado declarou aberta a primeira sessão dessa legislatura e os parlamentares cantaram o Hino Nacional.

Além da presidenta, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, também participa da solenidade. Eles entregarão as mensagens do Executivo e do Judiciário para o início dos trabalhos do Senado e da Câmara.