Pular para o conteúdo
Geral

Deputado quer restringir propaganda de cerveja

Na próxima semana, será protocolado na Câmara Federal um projeto de lei para restringir a publicidade de cerveja e chope no Brasil. A proposta quer incluir na Lei 9.294/96 (que dispõe sobre restrições à propaganda de cigarros e bebidas como cachaça, vodka e uísque) restrições para propagandas de bebidas com teor alcoólico inferior a 0,5 […]
Arquivo -

Na próxima semana, será protocolado na Câmara Federal um projeto de lei para restringir a publicidade de cerveja e chope no Brasil. A proposta quer incluir na Lei 9.294/96 (que dispõe sobre restrições à propaganda de cigarros e bebidas como cachaça, vodka e uísque) restrições para propagandas de bebidas com teor alcoólico inferior a 0,5 graus.

“A restrição da publicidade de bebidas alcoólicas é a medida mais eficaz apontada pela OMS para reduzir o índice de mortalidade de jovens no trânsito. No Brasil, 75% dos acidentes fatais de trânsito estão associados ao uso de álcool. Hoje, 85% do mercado de bebidas no Brasil é a cerveja. Não tem porque não restringir a propaganda de cerveja”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da proposta.

As cervejas têm, em sua maioria, teor alcoólico em torno de 5%. Se aprovada, a proposta, entre outras coisas, proibirá a propaganda de cerveja nas emissoras de rádio e televisão no horário das 6h às 21h. O projeto também obriga que sejam publicadas junto com a divulgação do projeto advertências sobre o consumo abusivo de cerveja.

O número de mortes no trânsito em rodovias federais no Brasil aumentou em 47,9% neste carnaval se comparado ao mesmo período no ano passado.  Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 213 pessoas morreram no trânsito e 4.165 acidentes foram registrados. 

O álcool é considerado um dos maiores vilões do trânsito. Uma solução apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diminuir o número de vítimas nas estradas é reduzir o marketing de bebidas alcoólicas. Restringir propagandas de bebidas na TV e outras mídias é, segundo a organização, uma estratégia eficaz para combater os efeitos nocivos causados pelo incentivo ao consumo de bebidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso pela Polícia Federal por armazenar conteúdo pornográfico infantojuvenil em Corumbá

Família procura por jovem desaparecido no sábado em Campo Grande

BNDES lança Floresta Viva 2, que prevê R$ 100 mi para restauração e preservação de biomas

trump lula

Vamos estabelecer em Washington DC pena de morte para assassinos, diz Trump

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Anvisa publica novas regras para manipulação de canetas emagrecedoras

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Evento mensal da Academia de Letras celebra legado de Abílio de Barros

Imortal da academia foi escritor, advogado, filósofo e pecuarista, cuja obra é considerada fundamental para a preservação da memória histórica e cultural do Pantanal

Famosos

María Antonieta, Chiquinha do seriado Chaves, é hospitalizada por ‘desgaste neurológico’

Filha da atriz revelou que ela está bem e se recupera em casa

Mundo

Helicóptero cai em lago ao tentar pegar água durante combate a incêndio na França

O piloto e um bombeiro estavam a bordo

Política

FPA orientará posição favorável ao projeto que amplia isenção do IR, diz Tereza Cristina

Há expectativa de que o projeto seja votado nesta semana na Câmara dos Deputados